Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 399 | Novembro de 2010 | Campo Mourão - Paraná

Opinião

O que dizem cooperados e lideranças

Associados e lideranças de diversas regiões da área de ação da cooperativa expressam opiniões sobre filosofia e trabalho da Coamo

Os agricultores associados da Coamo comemoram o desenvolvimento agrícola e pecuário em suas regiões. Ao longo de quatro décadas, eles vem utilizando os benefícios disponibilizados pela cooperativa, têm acesso a assistência técnica e às mais modernas tecnologias que impulsionam o sucesso da atividade. Além dos produtores, também as lideranças reconhecem o trabalho e a importância da Coamo para o desenvolvimento de suas regiões.

Coamo, 40 anos bem vividos

Por João Paulo Koslovski (*)

Todos sabem da importância da Coamo para milhares de cooperados, colaboradores, familiares e às comunidades onde exercem suas atividades de cooperação. As dificuldades e os desafios destes 40 anos de história foram superados com muito trabalho e dedicação, promovendo serviços de qualidade, com foco na obtenção de bons resultados econômicos e sociais para seus mais de 20 mil cooperados.

Os investimentos realizados permanentemente no treinamento, capacitação e formação dos dirigentes, conselheiros, cooperados, colaboradores e familiares certa-mente contribuíram para que a Coamo pudesse chegar até aqui como a maior cooperativa do Paraná e do país. O sucesso da Coamo nestes 40 anos está alicerçado no trabalho exercido com muito profissionalismo, tendo à frente uma diretoria executiva atuante e com muita dedicação e com visão sistemática de avanços para a oferta de serviços cada vez melhores para o cooperado. O profissionalismo do quadro de colaboradores certamente foi um dos fatores determinantes no sucesso da cooperativa.

Sabemos o quanto foram importantes os primeiros passos dados pela cooperativa no seu início, onde a estruturação com a construção de armazéns, a assistência técnica e o apoio à comercialização foram fundamentais para que hoje a cooperativa ofereça aos cooperados uma das maiores infraestruturas de agroindustrialização a sua disposição.

É importante observar que ao longo de sua história a cooperativa não se desviou desses objetivos. Todos os investimentos que fez na assistência técnica, na pesquisa e experimentação, na formação cooperativista de cooperados, colaboradores e familiares, na industrialização e na infraestrutura de comercialização, tiveram por objetivo prestar serviços melhores visando a obtenção de renda maior e, com ela, os benefícios sociais.

Merece destaque o programa de capitalização implementado pela Coamo nestes 40 anos, dando segurança e muita estabilidade na condução dos negócios da sociedade e que serve de modelo para outras cooperativas.

É evidente que o sucesso de uma cooperativa como a Coamo, que é um patrimônio do cooperativismo paranaense, só foi possível também graças ao trabalho sério, responsável e pleno, realizado pela Diretoria presidida pelo engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, que dedicou sua vida profissional a serviço do cooperativismo.

O sucesso não acontece por acaso, basta vermos o importante trabalho realizado por milhares de pessoas para que a Coamo pudesse chegar aos 40 anos como uma cooperativa de resultados efetivos aos seus cooperados e com a nona maior cooperativa do mundo.

Que os bons exemplos de cooperação possam permanecer não apenas em outras cooperativas, mas, sobretudo junto a sociedade que tanto precisa de exemplos de cooperação.

(*) Presidente do Sistema Ocepar