Agricultura
A fertilidade na medida certa

1º Encontro de Agro-Tecnologia, realizado em Faxinal, reuniu cerca de 60 cooperados da região

Evento buscou conscientizas cooperados a investir na qualidade do solo, que é a base da exploração
O manejo da fertilidade do solo foi o tema central do 1º Encontro de Agro-Tecnologia, realizado pelo entreposto da Coamo em Faxinal. O evento aconteceu dia 06 de setembro e reuniu aproximadamente 60 cooperados dos diversos municípios que fazem parte da região. Os agricultores foram orientados pelos técnicos da Coamo sobre a importância do equilíbrio dos elementos do solo, na busca de melhores resultados com a atividade agropecuária.

O engenheiro agrônomo Carlos Renato Macedo, responsável pelo Detec da Coamo em Faxinal, apresentou um mapa da fertilidade regional. Ele disse que os cooperados vivem realidades diferentes, com diversos tipos de solo. "O trabalho é um grande desafio, mas os primeiros resultados agradaram os cooperados", disse. A produtividade média regional, na cultura da soja, subiu de 115 sacas por alqueire para 123 sacas por alqueire nesta última safra. "A nossa meta inicial é conscientizar o cooperado a investir na qualidade do seu solo, que é a base da sua exploração", completou Macedo.

O encontro foi considerado um avanço entre os cooperados da região de Faxinal, que passaram a contar com o apoio da Coamo há um ano e meio. O cooperado Mitsutoki Takaki, de Borrazópolis, disse que as informações chegaram em boa hora. "Temos que estar sempre à frente para podermos competir no mercado e a Coamo nos oferece as ferramentas certas pra isto", ressaltou. O cooperado José Luiz Vidal vai mais além. Ele afirma que os produtores da região estão ganhando com a presença da Coamo. "Antes estávamos desprovidos de informações e agora enxergamos um futuro melhor para a nossa atividade, graças aos constantes incentivos da Coamo", completou.


Takaki: boa hora

Vidal: Coamo incentiva
Primeiro de uma séria que serão promovidos nos próximos anos, o encontro em Faxinal também apresentou uma palestra com o engenheiro agrônomo Joaquim Mariano Costa, da Fazenda Experimental Coamo. Ele enfocou o tema Manejo da Fertilidade do Solo, com a
experiência de quem foi um dos idealizadores do projeto de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas da Coamo. Costa salientou que para um bom equilíbrio dos nutrientes do solo é fundamental que o produtor prepare uma amostragem do solo da maneira correta e utilize toda a tecnologia disponível - principalmente as geradas na unidade experimental da cooperativa, para maximizar o potencial do solo.

A integração entre a agricultura e a pecuária também foi tema de palestra durante o encontro. A engenheira agrônoma Flávia Vieira, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), fez uma exposição do projeto que vem sendo conduzido na estação experimental da Coamo. Ele apresentou os custos e benefícios do projeto, que hoje é estendido aos cooperados como uma boa opção de diversificação e aumento da renda da propriedade.