Dias de Campo Unidades     



Vitrines de tecnologia nos entrepostos

EVENTOS REALIZADOS PELOS DETEC’S DA COAMO MOVIMENTAM UNIDADES E MANTÉM COOPERADOS ATUALIZADOS COM MATERIAIS ADAPTADOS PARA A REALIDADE DE CADA REGIÃO. CONFIRA ALGUNS DELES:

Encontro técnico em Tupãssi


 A 4ª edição do Evento Técnico de Soja, em Tupãssi (oeste do Paraná), reuniu 90 cooperados. O evento aconteceu no Centro Cultural Avelino Acco, no dia 19 de agosto, e destacou três palestras com os seguintes temas: plantas daninhas resistentes a herbicidas; destinação final de embalagens vazias de defensivos agrícolas; e culturas seqüenciais no sistema de plantio direto rumo à sustentabilidade. Esta última foi ministrada pelo engenheiro agrônomo e pesquisador do Iapar – Instituto Agronômico do Paraná, Ademir Calegari.
TRIGO – E no dia 28 de agosto, o Detec da Coamo em Tupãssi realizou um dia de campo sobre trigo, com demonstração das características de 15 cultivares de trigo e 5 de aveia. O evento contou com a presença de 45 produtores e foi realizado na comunidade Brasiliana.


TECNOLOGIA DE MILHO

Em Boa Ventura do São Roque (centro do Paraná) foi realizado no dia 14 de setembro, o 1º Encontro de Tecnologia de Produção de Milho. O evento, promovido pela Coamo, com apoio do Departamento de Agricultura do município, teve como objetivo ampliar o conhecimento tecnológico dos produtores da região. Foram os seguintes os temas abordados no encontro: híbridos de milho para a região; manejo de dessecação; manejo de pragas na cultura do milho e o descarte de embalagens. Cerca de 80 produtores participaram.


Trigo em Boa Esperança

O entreposto da Coamo em Boa Esperança, no centro-oeste do Paraná, realizou no dia 16 de setembro um dia de campo de trigo para experimentar as novas variedades de trigo e também para avaliar o potencial das cultivares nas diversas regiões da área de atuação do entreposto. Os cooperados avaliaram as características de 21 materiais, sendo 14 novos. Também foi apresentado o trabalho que a Coamo está desenvolvendo sobre a comercialização do trigo, cujo o objetivo é regionalizar o trigo nos estados de produção, buscando a qualidade industrial do cereal. Os técnicos do entreposto também conduziram uma estação com experimentação de adubação verde, com aveia preta, centeio e nabo forrageiro.


EM BRAGANTINA

Os cooperados de Bragantina, no Oeste do Paraná, também participaram de dia de campo sobre trigo, no dia 10 de setembro. O evento foi promovido pelo Detec do entreposto local da Coamo e apresentou 20 diferentes materiais recomendados para a região. A propriedade do cooperado Nestor Simonetto foi palco do encontro.


Clevelândia tem encontro de leite

Realizado no dia 19 de agosto, o 1º Encontro de Leite, em Clevelândia (sul do Paraná), contou com a presença de 44 produtores. O evento teve apoio da Totuga e aconteceu no auditório da Coamo, no município. Na oportunidade, os produtores receberam informações sobre manejo, alimentação e mineralização animal.


Palestras em Mangueirinha


O entreposto da Coamo em Mangueirinha (sul do Paraná) realizou no dia 26 de agosto a segunda edição do Encontro Agricultura em Evolução, que apresentou uma série de palestras para os cooperados da região. O evento contou com a presença de 165 agricultores e apresentou diversos temas para debate, como: previsão de clima, mercado, pragas de milho e adubação.


Tecnologia em Marilândia do Sul

Cerca de 80 produtores participaram do 2º Encontro Tecnológico de Marilândia do Sul (norte do Paraná), realizado no dia 9 de outubro. O evento apresentou uma série de palestras, proferidas por pesquisadores renomados e por profissionais do quadro técnico da Coamo.

O professor Jamil Constantin, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) falou sobre o manejo de plantas daninhas em pré-plantio nas culturas de milho e soja, mostrando a importância da dessecação no plantio das lavouras e no posterior rendimento do milho e da soja. O agrônomo Durval Bachega, do Detec da Coamo em Marilândia do sul, falou sobre tecnologia de aplicação de defensivos, apresentando aos agricultores dados sobre a importância de uma boa regulagem nos pulverizadores para um bom resultado no trabalho de pulverização das lavouras.


Cooperados se encontram em Candói

O evento aconteceu no dia 1º de setembro, envolvendo também os cooperados de Cantagalo e região, ambos no centro-sul do Paraná. Durante o encontro, eles conferiram palestras que abordaram os seguintes temas: tecnologia de aplicação de defensivos, pelo agrônomo Luiz César de Souza, do Detec da Coamo em Candói; integração lavoura e pecuária, pelo agrônomo Sérgio Alvez, do Iapar – Instituto Agronômico do Paraná; e manejo e conservação dos solos e água, pelo agrônomo Udo Bublitz, da Emater-Paraná.
Segundo informações do Detec da Coamo em Candói, os cooperados presentes ao evento saíram muito satisfeitos, elogiando a iniciativa da cooperativa e ao mesmo tempo conscientes de que precisam e podem melhorar suas propriedades, não somente através de práticas de aplicação de defensivos, mas também da conservação de seus equipamentos.


Trigo em Toledo e São Pedro do Iguaçu


Um dia de campo sobre trigo movimentou um grupo de cooperados de Toledo (oeste do Paraná), no dia 1º de setembro. Em campos demonstrativos montados pelo Detec do entreposto local, os cooperados puderam verificar o comportamento de 15 diferentes variedades, recomendadas para o cultivo na região. O evento foi realizado em parceria com a Coodetec e acompanhado por 40 cooperados.
O trigo também foi tema de dia de campo em São Pedro do Iguaçu, ainda no oeste paranaense. O evento aconteceu no dia 11 de setembro e apresentou 16 diferentes cultivares, com apoio da Coodetec. Cerca de 30 cooperados participaram do encontro, que aconteceu na propriedade do associado Raimundo Pereira da Silva.

 Página Inicial   Índice Geral