barra Site Coamo barra
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 366 | Outubro de 2007 | Campo Mourão - Paraná

Eventos Unidades

Tecnologias de plantio em Roncador

Encontro destaca palestras e demonstrações de máquinas utilizadas na operação de semeadura

As perdas de produtividade por falhas na operação de plantio foi o principal objetivo do 1º Encontro sobre Tecnologia de Plantio, realizado pela Coamo em Roncador, no Centro-Oeste do Paraná. O evento aconteceu no dia 11 de agosto e reuniu dezenas de cooperados da região. Eles acompanharam diversas palestras e demonstrações práticas de máquinas utilizadas na operação de semeadura.

“Além dos fatores técnicos, como a época de plantio; a adubação; a escolha do cultivar, o controle de pragas, doenças e ervas daninhas, um componente de suma importância na composição da produtividade é o ‘stand’ da lavoura. Por isso, é fundamental que o produtor trabalhe com máquinas e equipamentos adequados, na velocidade certa, com boa umidade no solo e não abrir mão do tratamento da semente”, orienta o agrônomo Ércio Coldebela, responsável técnico pela Coamo em Roncador. Ele acrescenta que se o trabalho for planejado o produtor pode evitar perdas. “O plantio bem feito é a base para o sucesso de qualquer lavoura. Por este motivo o agricultor deve tratar esta operação com seriedade. Um plantio bem sucedido é condição essencial para que uma lavoura possa expressar seu máximo potencial produtivo”, completa Coldebela.

CAFÉ EM IVAIPORÃ – Cerca de 60 cooperados de Ivaiporã (Vale do Ivaí, no Paraná) compareceram a um dia de campo sobre café, realizado pela Coamo. Eles acompanharam um trabalho de parceria com a Bayer onde uma área de café foi recuperada e tornou-se viável economicamente. Durante o evento, os produtores também aproveitaram para trocar experiências e discutir um pouco mais sobre a cultura do café.

TRIGO EM TUPÃSSI – Um dia de campo realizado pela Coamo em Tupãssi (Oeste do Paraná) apresentou 14 cultivares recomendadas para a região. O evento aconteceu no dia 6 de setembro e contou com a presença de 31 cooperados. O experimento, segundo informou o agrônomo Jorides Castro Zoratto, responsável técnico pela unidade, foi instalado na propriedade dos cooperados Valdevir Miolo e Luiz Aparecido Miolo.

Evento técnico em Honório Serpa

Noventa cooperados participaram do Evento Técnico para Cultura do Milho realizado dia 3 de outubro pela Coamo em Honório Serpa. O pesquisador Antonio Luiz Fancelli, professor da Esalq falou sobre a fisiologia de plantas e controle de doença na cultura do milho, dando ênfase em momento de aplicação de nitrogênio e nutrição equilibrada.

Dessecação antecipada em Marilândia

Um encontro realizado pela Coamo, no dia 13 de setembro, em Marilândia (Norte do Paraná), reuniu 50 cooperados em torno da discussão sobre dessecação antecipada, vantagens de uma boa dessecação e inoculação de sementes e enraizamento de plantas de soja. A reunião agradou os agricultores.