barra Site Coamo barra
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 366 | Outubro de 2007 | Campo Mourão - Paraná

Reconhecimento

Coamo recebe Comenda 10 de Outubro

Título é a mais alta honraria concedida a uma empresa ou entidade pelo Poder Legislativo de Campo Mourão

Com a presença de um grande público, reunindo autoridades, lideranças empresariais e de entidades de Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná), diretoria, cooperados e funcionários, a Coamo recebeu na noite de 26 de setembro a “Comenda 10 de Outubro”. O título é a mais alta honraria concedida a uma empresa ou entidade pelo Poder Legislativo do município de Campo Mourão. O vereador Sidnei de Souza Jardim foi o autor da proposição, que foi aprovada por unanimidade pelos vereadores.

Maior riqueza – O primeiro a usar da palavra foi Sidnei Jardim, que iniciou dizendo: “a Coamo é uma empresa que simboliza muito para Campo Mourão; muito mais do que a própria Coamo pensa”. O vereador narrou a história da cooperativa, lembrando os pio-neiros, os primeiros armazéns e entrepostos, e também da entrada da cooperativa na área industrial no início da década de 80.

Ao final do seu discurso, Jardim citou três exemplos para corroborar a justiça na homenagem à Coamo. Primeiro, lembrou da filha Paula Beatriz, de cinco anos de idade, que ao avistr a sede da cooperativa e disse: “pai, olha lá o prédio da Coamo”. O vereador relatou que ela disse isso porque conheceu o prédio da Coamo no “Natal de Luzes”, realizado sempre no final de ano pela cooperativa.

Com o segundo exemplo, lembrou novamente da filha entrando em supermercado na cidade de Braganey – distante 200 quilômetros de Campo Mourão. Ela viu a embalagem do Café Coamo e disse: “Pai, aqui também tem Café Coamo!”. Isto, na opinião de Jardim, é muito bom, “porque a Coamo representa Campo Mourão nos quatro cantos do Brasil”, salientou.

O terceiro exemplo citado pelo vereador foi uma homenagem aos funcionários. “Os funcionários da Coamo são exemplos de caráter, respeito, profissionalismo e credibilidade, valores que se transferiram da empresa para eles”, considerou.

Nosso orgulho – O prefeito de Campo Mourão, Nelson Tureck, manifestou no seu pronunciamento a satisfação de ser prefeito de uma cidade que tem a Coamo como a sua maior empresa. “Campo Mourão completa 60 anos e merece uma empresa como a Coamo, que é sinônimo de trabalho e nobreza, nobreza é o trabalho da sua diretoria competente, ousada e exemplo de administração, que realiza projetos sociais e econômicos em favor dos seus cooperados”, enfatizou.

Tureck lembrou da emoção ao testemunhar recentemente em São Paulo a entrega do prêmio “Valor 1000” à Coamo. “Quando ouvi dizer: ‘Coamo de Campo Mourão’, foi emocionante; arrepiou!”, afirmando que a presença da cooperativa nos municípios gera riqueza e aumenta os valores do ICM’s. “Parabéns a Coamo, nosso orgulho e nosso símbolo”, garantiu o prefeito.

Patrimônio da comunidade – Falando aos presentes após o recebimento da Comenda 10 de Outubro pelo prefeito Nelson Tureck e o vereador Sidnei Jardim, o presidente da Coamo, Dr. Aroldo Gallassini, agradeceu a honraria e o reconhecimento do povo de Campo Mourão, por intermédio dos seus representantes na Câmara Municipal. “A Coamo, por toda a sua trajetória, já se tornou um patrimônio da comunidade mourãoense. Desde a sua fundação a cooperativa está levando a sigla inicial em seu nome, tendo em vista, que, pelo sucesso alcançado, seu nome transcendeu as fronteiras do Município e do Estado. Porém, dentro desta sigla está cravado o nome de Campo Mourão”, disse Gallassini.

O presidente da Coamo lembrou no seu discurso os 79 cooperados pioneiros – e alguns estavam presentes à Sessão Legislativa, e da passagem do ciclo da madeira para o ciclo da agricultura. “Na época as nossas terras eram povoadas pelos 3 ésses: sapé, samambaia e saúva, e não tinha muitos recursos a oferecer para técnicos que desejassem aqui fazer seu futuro. Mas Campo Mourão tinha sim, como tem hoje, homens e mulheres empreendedores, políticos capazes e comprometidos com o desenvolvimento de sua terra”, destacou.

Gallassini destacou também que a união de todos os cidadãos transformaram Campo Mourão na cidade que é hoje: sede de um município destaque no cenário agrícola brasileiro e berço de novas tecnologias agrícolas que se tornaram exemplo para o Brasil.

Finalizando, Dr. Aroldo agradeceu a honraria e enalteceu o trabalho da diretoria, cooperados e funcionários, como motivo de sucesso da Coamo. “Essa junção harmoniosa formada pelos diretores, cooperados e funcionários, caracterizouos pilares que sustentaram e sustentam os grandes projetos de crescimento da Coamo durante estas quase quatro décadas de trabalho”, disse.

Renome internacional – No encerramento da sessão, o presidente da Câmara Municipal, Eraldo Teodoro de Oliveira, destacou a necessidade de pelo menos sete votos para que uma empresa ou entidade seja agraciada com a Comenda 10 de Outubro. “No caso da Coamo a votação foi por unanimidade. Os 10 vereadores aprovaram a indicação”, contou. Segundo ele, “a Coamo é uma empresa de renome internacional que temos de aplaudir. Todos os seus processos, do plantio à comercialização, passando pela industrialização e seus alimentos são marcas registradas no cooperativismo brasileiro. Por isso, proclamo para ecoar neste palco: Coamo, forte como o homem do campo!”, conclui.

Dr. Aroldo, cidadão cantagalense

Presidente da Coamo recebe, do município de Cantagalo, no Centro-Sul do Paraná, o seu 10º título de Cidadão Honorário

Na noite de 17 de outubro, o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, recebeu o título de Cidadão Honorário de Cantagalo, no Centro-Sul do Paraná. A solenidade de entrega aconteceu em sessão solene da Câmara Municipal, no salão paroquial da cidade, na presença de autoridades, cooperados da Coamo na região e de uma comitiva de Campo Mourão composta por representantes do Rotary Clube Campo Mourão, lideranças empresariais e dos conselhos de Administração e Fiscal da Coamo e da Credicoamo. O autor da proposição foi o vereador Ponciano de Assis dos Santos Abreu, atual presidente da Câmara. Ele entregou a honraria à Gallassini.

Ponciano Abreu destacou no seu pronunciamento a importância da Coamo, que inaugurou em junho deste ano um moderno entreposto, motivado pela visão empresarial do seu presidente. “Diante da grandiosidade e relevância de uma empresa como a Coamo para o nosso município é que esta homenagem foi aprovada por unanimidade. É uma forma de retribuir a contribuição que a cooperativa tem dado ao município de Cantagalo. Por isso, é que homenageamos a Coamo, na pessoa do seu presidente”, disse. Segundo o vereador, o homenageado representa uma administração de sucesso, com austeridade e gestão empreendedora, eficiente e honesta, aliado ao espírito empreendedor e inovador, com o apoio de sua equipe de funcionários.

Orgulho – Emocionado ao receber o seu 10º título de cidadania honorária, dos quais um do Estado do Paraná, em 1990, Dr. Aroldo agradeceu a homenagem e elogiou a atuação da comunidade e do quadro social da Coamo no município e região. “Agradeço aos Poderes Legislativo e Executivo, ao povo de Cantagalo e em especial aos cooperados da Coamo, que souberam valorizar e usufruir de forma intensa dos serviços e benefícios oferecidos pela cooperativa aqui em Cantagalo desde a instalação de um posto de recebimento em 1993 que atendeu a pedidos dos produtores, até os dias atuais com um moderno entreposto, que recebeu investimentos da ordem de R$ 9 milhões. Receber esse título é motivo de orgulho imenso, de muita satisfação e alegria, pois vejo que o meu esforço está sendo reconhecido e recompensado”, agradeceu Gallassini.

 

O prefeito de Cantagalo, Pedro Borelli, em seu discurso, manifestou a satisfação do povo de Cantagalo – município que foi emancipado em 1992 e atualmente conta com 12 mil habitantes, de outorgar o título de Cidadão Honorário ao presidente da Coamo. “Hoje é uma noite especial para Cantagalo. Homenageamos um grande líder, que está à frente de uma empresa que gera empregos, tributos, renda e também desenvolvimento, não só para os seus cooperados, mas também para a nossa comunidade. Cantagalo tem orgulho de sediar um entreposto da Coamo”, enalteceu Borelli.