Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 377 | Outubro de 2008 | Campo Mourão - Paraná

Eventos Unidades

Encontro de PD em Ivaiporã

Cooperados acompanham informações sobre o sistema e avaliam manejo integrado de pragas

O entreposto da Coamo em Ivaiporã (Norte do Paraná) realizou recentemente a sétima edição do Encontro de Plantio Direto. Cerca de 140 cooperados participaram do evento, que trouxe para a avaliação dos agricultores as novidades acerca do tema, além de enfocar os avanços obtidos dentro do sistema, na região, nos últimos anos. Como convidado especial do evento, o pesquisador do Iapar – Instituto Agronômico do Paraná, Rodolfo Bianco, reapresentou aos cooperados a tecnologia de Manejo Integrado de Pragas (MIP), uma técnica que já foi muito utilizada no campo, mas que acabou sendo deixada de lado por conta do avanço no controle químico de insetos nas lavouras. Os produtores também acompanharam a demonstração dos últimos resultados com o Projeto Coamo de Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas, feita pelo agrônomo Delvanei Droppa, do Detec da cooperativa em Ivaiporã.

“O aproveitamento dos cooperados superou nossas expectativas, mantendo os agricultores atualizados para melhorar a produção e a renda no campo”, afirma o agrônomo João Francisco Pazda Júnior, responsável técnico pelo entreposto de Ivaiporã.

SAFRINHA – Com a participação de 95 cooperados o entreposto da Coamo em Toledo (Oeste do Paraná) realizou dia de campo com a demonstração de 20 híbridos recomendados para a safrinha.

TRIGO – Ainda em Toledo, 55 cooperados e 170 estudantes do curso de Agronomia da PUC, participaram de dia de campo com demonstração de variedades de trigo e aveia preta.

Safrinha em Barbosa Ferraz

O entreposto da Coamo em Barbosa Ferraz (Centro-Oeste do Paraná) realizou dia de campo com a participação de 50 cooperados. Os agricultores conferiram a demonstração de híbridos de milho recomendados para o plantio da safrinha na região, além das diferenças entre tratamentos de sementes. O evento aconteceu na propriedade dos cooperados Edson e Osvaldo Eliseu Belinato, na comunidade São Judas.

O agrônomo César dos Santos Ferreira, responsável técnico no entreposto, revela que é sempre interessante trazer o cooperado em eventos com este para que ele veja o comportamento dos materiais no campo antes de plantar em sua lavoura.

Curso de culinária no Mato Grosso do Sul

Mulheres sulmatogressenses experimentam o sabor dos pratos e a oportunidade de aproveitar melhor os alimentos

As esposas e filhas de cooperados de Amambai, no Sul do Mato Grosso do Sul, participaram, recentemente, de um curso de culinária, promovido pela Coamo e Sescoop e realizado pelo entreposto local. Fizeram história. Elas aprimoraram as suas receitas e conheceram novas formas de aproveitamento da mandioca nos pratos do dia-a-dia, e ficaram satisfeitas, aprovando a iniciativa da Coamo em propiciar a integração da família cooperada através de eventos como este. “Percebemos que foi, também, uma oportunidade para que eles estreitassem a amizade, uma vez que muitas eram vizinhas e tinham pouco contato”, revela o agrônomo Everton Revay, do Detec da Coamo em Amambai.

No encerramento do curso as mulheres fizeram questão de relacionar os próximos cursos que gostariam de receber da Coamo. Elas escolheram, por ordem de preferência, os seguintes cursos: culinária oriental; soja na alimentação; tortas salgadas; bolachas caseiras; entradas e sobremesas; massas e molhos caseiros; pães caseiros; entre os outros de artesanatos.

Meio ambiente na sala de aula

Em comemoração do Dia da Árvore, o entreposto da Coamo em Pitanga, no Centro do Paraná, promoveu uma palestra para os estudantes de 5ª a 8ª séries da Escola Estadual Arroio Grande. O tema foi Sustentabilidade Ambiental, com foco para a conscientização dos estudantes para a preservação do ambiente.

Os técnicos da Coamo orientaram os adolescentes a adotarem hábitos ambientalmente saudáveis, como a economia de água; energia elétrica; separação do lixo e plantio de árvores em áreas desmatadas, principalmente às margens dos rios. Mais de 200 alunos acompanharam as informações e, logo após, uma turma de 50 estudantes participou do plantio de 500 mudas de árvores nativas, na propriedade do cooperado Pedro Gregio.