Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 388 | Outubro de 2009 | Campo Mourão - Paraná

Copa Coamo

Atrações marcam abertura da final

Destaque para a apresentação das madrinhas, dança folclórica e canto alemão, distribuição de chopp e o acendimento da pira

Rua da Cidadania: Desenvolvimento com responsabilidade social

Cooperativa apresenta projetos que valorizam associados e seus familiares

Uma das atrações que chamaram a atenção do público presente à final da Copa Coamo 2009 foi a Rua da Cidadania. Diversas barracas, especialmente montadas para atender os cooperados e seus familiares, materializaram algumas das ações desenvolvidas pela co-operativa dentro do conceito de responsabilidade social, com apresentações dos trabalhos promovidos em várias áreas. A movimentação de pessoas no local foi grande, durante todo o dia.

Na barraca do Meio Ambiente, por exemplo, a ênfase foi para a importância da recomposição e preservação da mata ciliar e a devolução de embalagens vazias de defensivos. Quem passou pela barraca também recebeu, gratuitamente, mudas de árvores nativas.

Outro trabalho apresentado ao público foi o de gestão rural, através do Programa Coamo de Aperfeiçoamento em Gerenciamento Rural, o Na Ponta do Lápis. O programa foi premiado este ano pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e revista Globo Rural, como o melhor programa de Gestão Profissional do cooperativismo agropecuário.

A área Educacional e Social da Coamo também foi destaque na Rua da Cidadania. Durante todo o dia foi mantida a exposição dos produtos e alimentos confeccionados durante os cursos de artesanato e alimentação, desenvolvidos pela cooperativa nas comunidades rurais, envolvendo esposas e filhas de cooperados.

A organização da Rua da Cidadania também montou uma exposição de fotografias, que resgatou parte da história das copas e retratou imagens do dia-a-dia do campo, nas ações desenvolvidas pelos produtores rurais.

Dança típica, canto alemão e chopp gelado

Durante a festa de abertura da fase final da Copa Coamo 2009 o público presente ao ginásio de esportes da Arcam, em Campo Mourão, acompanhou a apresentação do Grupo Folclórico Volkstanzgruppe, de Blumenau, em Santa Catarina. O grupo foi fundado em 1984 e participou de todas as edições da Oktoberfest. Também já realizou diversas viagens de intercâmbio a vários países em diversos continentes. E, atualmente, o grupo ensaia e se apresenta com música ao vivo, conferindo maior originalidade às danças, cujo tema é baseado nos reais valores culturais e éticos da cultura germânica.

O Grupo Amigo de Canto Alemão, da cidade catarinense de Brusque, também se apresentou durante o cerimonial final da copa. Formado, em sua maioria, por descendentes de imigrantes alemães, o grupo foi criado em 1990 para desenvolver, estimular, preservar e difundir as canções folclóricas alemãs.

Schuelter e o fogo simbólico

Entre tantos, um dos momentos mais marcantes do cerimonial de abertura da fase final da Copa Coamo foi a condução da tocha com o fogo simbólico e o acendimento da pira olímpica. Neste ano, essa tarefa foi designada ao cooperado Danilo Schuelter, de Manoel Ribas, na Região Centro do Paraná. Emocionado pela oportunidade de ser parte integrante da festa, Schuelter fez surpresa para todo, até mesmo seus familiares e colegas atletas da equipe Castelo, finalista da competição e que representou o município de Manoel Ribas. “Ninguém sabia que eu conduziria o fogo simbólico. Foi surpresa para eles e muita emoção para mim”, comemorou.

Schuelter disse que aquele momento foi único na vida dele. “Fiquei muito feliz em ser escolhido para essa tarefa. Minha família, que veio em peso para cá, nem imaginava que eu teria essa responsabilidade. Minha esposa e meus filhos me cobraram por não ter contado, mas o importante é que o segredo foi guardado e foi uma boa surpresa para todos”, conta, parabenizando a organização da Copa Coamo e a diretoria da cooperativa. “O que eu vivi neste dia vai ficar guardado na memória. Não tenha dúvida, foi um dia inesquecível para mim e minha família. Estão todos de parabéns por proporcionar momentos de tanta descontração e alegria para nós cooperados e nossos familiares”, agradeceu.