Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 388 | Outubro de 2009 | Campo Mourão - Paraná

Nova Santa Rosa fica com o título

Equipe Jóia do Oeste ergue troféu de campeão geral da 10ª edição da Copa Coamo de Cooperados - Futebol Suíço

A bola rolou, e muito, depois da emoção do cerimonial de encerramento da Copa Coamo 2009. Nos campos da Arcam, em Campo Mourão, jogos equilibrados, torcidas em festa e gols, muitos gols. No final, a decisão do maior evento esportivo rural do Brasil ficou por conta de duas equipes da região Oeste do Paraná: Jóia do Oeste, de Nova Santa Rosa, e G. O. Dez, de Toledo. E o título, numa final sem gols no tempo normal e decidida na cobrança de penalidades – placar de 3 a 2, ficou para a equipe de Nova Santa Rosa, que ergueu, com orgulho, pela primeira vez, o troféu de campeão geral da Copa Coamo 2009.

Na etapa final, 33 times entraram em campo. Juntos, eles disputaram 44 jogos. Somadas, as par-tidas registraram um total de 22 horas bom futebol. Para chegar à decisão, as equipes finalistas jogaram cinco vezes no mesmo dia. “Não foi fácil, mas o prazer de jogar a final da Copa Coamo compensou o esforço físico. Só o fato de estarmos aqui, representando a nossa região, já é motivo de orgulho para todos nós”, valorizou o cooperado Jacinto Kaefer, dirigente da equipe campeã. Ele aproveitou para agradecer pela recepção que tiveram em Campo Mourão, a exemplo das demais equipes finalistas, e comemorou muito o título inédito para Nova Santa Rosa. “Foi a primeira vez que conquistamos este título, apesar de termos participado da final em outras três edições da Copa Coamo. Neste ano, a nossa equipe esteve bastante concentrada. Nos preparamos para este momento. Assim, celebramos este título com os nossos familiares, que nos incentivaram, e com toda a família Coamo”, assinalou.

PITANGA E PEABIRU – A terceira colocação da Copa Coamo 2009 ficou com a equipe Rio do Meio, de Pitanga (Centro do Paraná), depois de vencer, também nos pênaltis, o time Custódião, de Peabiru (Centro-Oeste do Paraná). No caso de Peabiru, o quarto lugar foi o melhor resultado já conquistado pelo município em toda a história da Copa Coamo.

Copa Coamo

A história das copas em imagens

Exposição fotográfica mostra parte do que aconteceu nas nove edições anteriores da Copa Coamo e dia-a-dia do homem do campo

Equipes dão show de disciplina

 

 

 

 

 

 

 

Para a organização do maior evento esportivo do Brasil rural, a Copa Coamo 2009 pode ser considerada a “Copa da Disciplina”, haja vista que foram distribuídos apenas 43 cartões, dos quais três azuis e nenhum vermelho. “A 10ª Copa Coamo contabiliza números impressionantes. Com a inscrição de 500 equipes e presença de 7.500 atletas, o evento recebeu mais de 25 mil pessoas participantes. Nos campos foram disputados 699 jogos, marcados 1.858 gols, distribuídos 328 cartões amarelos, 44 azuis e apenas e tão somente um cartão vermelho. Realmente, foi um show de disciplina”, avaliou Nei Leocádio Cesconetto, presidente da Comissão Organizadora.

 

 

Aconteceu dentro e fora de campo

Organização voluntária

Durante a festa de encerramento da Copa Coamo 2009, o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, destacou o trabalho e a dedicação dos funcionários da cooperativa, que tiveram uma grande participação e colaboraram para o sucesso do evento. “Queremos agradecer a todos, porque o trabalho começou bem antes da primeira regional, em junho, com a equipe organizadora. E desde a primeira regional até os trabalhos desta final, foi muito bonito e motivo de orgulho ver não só os funcionários, mas também o envolvimento dos familiares, juntos, com um mesmo objetivo, que foi o de fazer uma bonita e bem-sucedida Copa Coamo. A todos os envolvidos, voluntariamente neste projeto, os nossos agradecimentos pela colaboração e o trabalho”, afirmou Gallassini.