Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 388 | Outubro de 2009 | Campo Mourão - Paraná

Fisiologia e Nutrição de Plantas

Palestra técnica em Boa Esperança

Antecipando o plantio da soja, cooperados da região recebem informações do professor Antonio Fancelli, da Esalq/USP

Recentemente, o Detec da Coamo em Boa Esperança, na região Centro-Oeste do Paraná, promoveu um encontro técnico, que reuniu 100 produtores. Como convidado, o evento teve a presença do professor Antonio Luiz Fancelli, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP). Ele informou os cooperados sobre a importância da fisiologia e nutrição de plantas na contenção do desenvolvimento das doenças da soja.

Para Fancelli, o produtor deve instalar a lavoura em condições ideais para que ela se estabeleça de forma saudável e alcance o máximo de produtividade. Ele lembrou que as doenças estão muito ligadas ao estado emocional e orgânico da planta. Por isso, se ela estiver bem nutrida e sem estresse, certamente vai suportar mais a ocorrência de doenças e produzir mais. “É possível prevenir as doenças antes de utilizar fungicidas, através de uma adubação equilibrada, semeadura na época adequada e rotação de culturas”, explicou.

O agrônomo Alfeu Luiz Fachin, encarregado do Detec da Coamo, observa que o evento serviu para abrir os olhos do produtor, principalmente no sentido do uso racional dos insumos. “A ideia foi mostrar os pontos que podemos melhorar, para atingir o máximo de potencial produtivo, simplesmente focando o que precisa ser melhorado no processo de produção”, disse.

Participante ativa no encontro, a cooperada Eliane da Mota Silva, de Janiópolis, elogiou a iniciativa. Para ela, informação nunca é demais. “É uma forma de aperfeiçoar a nossa teoria e melhorar a nossa prática”, comparou. O cooperado Luiz Padoto, de Boa Esperança, concordou e lembrou que o tema em discussão veio em boa hora. “Quem participa de um evento como este certamente ganha muito e sempre sai na frente”, frisou.