Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 419 | Outubro de 2012 | Campo Mourão - Paraná

Cooperativismo

“Aqui é o melhor lugar do mundo” diz Edson Posselt

Com criatividade e em perfeita harmonia com a natureza, família é feliz em Nova Santa Rosa

Viver bem com os recursos necessários para prover o sustento e progresso da família e ser feliz é o desejo de todos. Não importa se for no campo ou na cidade, mas se isto acontecer contemplando a natureza, ouvindo os pássaros e celebrando o incremento da produção a cada nova safra é melhor ainda. Esta é a filosofia vivenciada pelo casal Edson e Sandra Posselt, que ao lado dos filhos Lucas e Felipe moram no Sítio Sorriso, na comunidade Vila Cristal, em Nova Santa Rosa (Oeste do Paraná).

“Gostamos de viver aqui, somos muito felizes e fazemos o que gostamos”, conta a esposa Sandra, que é a arquiteta da família e responsável pela construção do ambiente que contempla uma bela paisagem ladeando a casa da família, construída após o trabalho de vários anos. “Não sou decoradora, mas fomos reunindo pedra por pedra e conseguimos fazer esta decoração que ficou muito bonita e é um paraíso para nós. É um lugar de sossego que faz a gente mais feliz a cada novo dia.”

<ORIGEM – A família Posselt chegou na região de Vila Nova, próximo a Nova Santa Rosa, com o avô de Edson há 50 anos, vindo do Sul. “Eu praticamente me criei em Vila Nova, e depois é que adquiri este sítio. Na nossa família todos são cooperados da Coamo – meu pai, meu irmão, meu sogro, meu cunhado, minha cunhada. O meu sogro foi um dos primeiros a se associar na Coamo na região” diz Edson, que é atuante na cooperativa e presença constante nos eventos promovidos pelo Detec da Coamo. Ele fez parte da 8ª turma do Programa Coamo de Formação de Jovens Líderes Cooperativistas e afirma que o curso colaborou para mudar a forma de pensar e agir dentro e fora da propriedade. “Mudei muito, eu sou uma pessoa antes e outra depois do curso. É uma pós-graduação, A gente passa a ver as coisas de um jeito diferente, conhece mais a cooperativa e o agronegócio, sem contar a importância de planejar e gerenciar as nossas atividades. Outra coisa importante é a preocupação que a Coamo tem em ver os cooperados crescendo, tanto pessoal como profissionalmente, como cidadão e líder.”

A chegada da Coamo no final de 1994 provocou uma grande mudança na agricultura praticada pela família Posselt e de muitos produtores na região Oeste do Paraná. “A Coamo é diferente. Com ela mudamos muito e para melhor, o jeito de ver as coisas. A cooperativa tem uma maneira de lidar com os cooperados, de ver os problemas e ajudar na solução, já que juntos colhemos bem, mas também tivemos frustrações em algumas safras. Com a Coamo estamos construindo a nossa história no campo e melhorando o bem estar das nossas famílias”, comemora.

TECNOLOGIA - Posselt lembra que quando adolescente, por volta dos 16 anos, ficava preocupado e imaginando o que seria das terras em função da erosão e das enxurradas que eram constantes na região. “Foi a Coamo que trouxe essas tecnologias como o plantio direto que só ajudou a cuidar das terras e promover as produtividades a cada nova safra. Com o apoio da Coamo, do trabalho da assistência técnica a nossa vida mudou muito e a nossa maneira de pensar e agir também”, diz o cooperado.

Mas, e os resultados da produção? Eles são comemorados a cada ano, especialmente no início de dezembro com a antecipação das sobras, que não era comum na região antes da chegada da Coamo. “As sobras melhoram a nossa alegria, são bem vindas e nós mulheres gostamos muito. Elas são o nosso 13º, gostamos tanto que quando ficamos sabendo o dia que iremos receber o dinheiro extra a gente vai na Coamo com o marido e fazemos a festa. É muito bom, só temos que agradecer a nossa diretoria” considera a esposa Sandra.

Com muita determinação, trabalho de sol a sol, muita harmonia, fé e esperança, e de bem com a vida, os Posselt vão fazendo uma trajetória de bons exemplos e conquistas, conciliando trabalho, lazer e a vida em família. “A felicidade mora aqui, e está dentro de nós. A agricultura está no sangue é a nossa fonte de vida, a gente gosta do que faz. Aqui vivemos bem, criamos nossos filhos com simplicidade e crença em dias ainda melhores tendo tudo o que precisamos. Por isso, agradecemos a Deus, a nossa família e amigos, e a Coamo, numa soma de muita parceria e felicidade”, afirma Edson Posselt, reforçando a ideia que mora num verdadeiro paraíso. Pensamento também partilhado pela esposa Sandra. “Se a gente viver alegre, feliz, a gente vive melhor, então é fácil, é viver com alegria e qualidade, trabalhando muito com capricho em tudo que fazemos e acima de tudo com muito amor, pois isso é tudo. Sem amor pelo que fazemos não somos nada”, finaliza Sandra, com a certeza de que seja no cidade ou no campo a qualidade de vida e do bem estar é fundamental para a felicidade.