Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 419 | Outubro de 2012 | Campo Mourão - Paraná

Curiosidade

Relíquias em ótimo estado

Em Maracaju (MS), associação de agricultores mantém um verdadeiro museu que reúne amantes de máquinas agrícolas antigas

Quem visita a cidade de Maracaju, no Sudoeste do Mato Grosso do Sul e gosta de curiosidades não pode deixar de conhecer a Ascomar. A entidade que é um verdadeiro museu bem conservado que reúne amantes de máquinas agrícolas antigas.

A reportagem do Jornal Coamo esteve recentemente na Ascomar e foi recepcionada pelo “seo’ Henricus Johannes Marinus Omen- um simpático e atencioso holandês, de 79 anos, que chegou há 35 anos na região. Com muita atenção e memória elogiável, ele fez questão de mostrar cada uma das quase 30 máquinas entre tratores, colheitadeiras, grades e implementos, que estão em exposição dentro de um barracão bem estruturado.

Ele conta que a maioria do maquinário é de tratores importados que vieram dos Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra. Mas também, tem alguns tratores brasileiros na coleção. Anualmente, a Ascomar recebe mais de seis mil visitantes de várias partes do Mato Grosso do Sul, de outros estados brasileiros e até do exterior. “Hoje somos em 27 sócios, mas começamos com oito em setembro de 2004. Este galpão tem madeira nobre e ninguém imagina que aqui colocamos 450 quilos de prego.”

O holandês fala da alegria de quem é colecionador e mantém este hobby fazendo integração com outras regiões. Tanto que em julho deste ano vários maracajuenses representaram a Ascomar em Guarapuava, no Paraná, no primeiro encontro de tratores antigos.

No final da reportagem, “seo” Henricus fez questão de mostrar um trator modelo 1944, total flex – gasolina e óleo diesel- Farmal International.

Segundo levantamento, em Maracaju residem cerca de 30 famílias com origem holandesa. Eles se reúnem anualmente em eventos artísticos e gastronômicos para perpetuar sua cultura e tradição, e é claro, apresentar a coleção de máquinas agrícolas antigas, que é um passeio obrigatório para quem visita uma das importantes regiões agrícolas do Mato Grosso do Sul.