Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 419 | Outubro de 2012 | Campo Mourão - Paraná

Moradia Feliz

A satisfação do sonho realizado

Com condições especiais e sem burocracias Programa Moradia Feliz, da Credicoamo, objetiva o bem estar social e a melhoria da qualidade de vida de cooperados e de seus familiares

Desde que foi lançado, em março deste ano, o Moradia Feliz, programa da Credicoamo, está ajudando a realizar o sonho de muitos cooperados de reformar, construir ou adquirir um imóvel novo. Com condições especiais e sem burocracias, o projeto objetiva o bem estar social e a melhoria da qualidade de vida de cooperados e familiares tornando possível o sonho de pessoas que por muitas vezes estavam apenas aguardando a oportunidade de realizá-los.

A família Maieski, de Farol (Centro-Oeste do Paraná), não esconde a satisfação de já estar morando na nova casa. Ao lado da esposa Marlene e das filhas Débora e Suellen, o cooperado Odair garante que a qualidade de vida mudou, e para muito melhor. Ele foi um dos um primeiros beneficiados pelo programa na região de Campo Mourão.

A casa, que mede 143 metros quadrados, ficou pronta em julho e começou a ser construída em outubro do ano passado, junto com o plantio da safra de verão. A ideia era usar o dinheiro da produção para continuar com a obra. Porém, a estiagem frustrou a safra e a família viu que o sonho seria adiado mais uma vez. “A estiagem veio, e com ela os prejuízos na lavoura de soja. Logo vimos que teríamos de paralisar a construção da casa e adiar para o ano seguinte. Foi quando apareceu o programa da Credicoamo [Moradia Feliz] e com ele uma nova chance de finalizar a construção”, destaca Odair.

O programa Moradia Feliz foi lançado em março deste ano, mas antes mesmo de ser oficializado o cooperado já buscava o benefício. De acordo com ele, uma das facilidades é que as parcelas são anuais e o vencimento no período que os agricultores tem renda, que é após a colheita da safra de verão. “Com certeza é um beneficio muito grande. Colhemos a safra e usamos parte do dinheiro para pagar a parcela”, comenta Odair que financiou cerca de 40% do valor do imóvel.

Durante 18 anos a família morou em uma residência na propriedade rural dos pais de Odair, que fica cinco quilômetros distante do distrito de Martinópolis, município de Farol, local esse que a família mantinha uma chácara e onde foi construída a nova casa. “Facilitou muito a vinda para mais perto da cidade. As meninas [as duas filhas do casal] estudam e uma delas trabalha na cidade. Ficou mais fácil para elas pegarem o ônibus e para nós mais facilidade”, diz o cooperado.

Marlene conta que a nova casa proporciona mais conforto para toda a família. “Agora cada filha tem o próprio quarto e um amplo espaço na casa para receber os amigos. Antes era um quarto só para as duas e tudo era muito apertado”, conta dona Marlene que aos poucos está deixando a casa com a cara da família. “Com o tempo vamos colocando tudo no lugar. Ainda faltam alguns detalhes, contudo, o mais difícil já conseguimos, que era a casa.”

Débora, a filha mais velha do casal, ressalta que a família é bastante unida e a nova casa proporciona mais espaço para receber todos os familiares. “É uma alegria imensa para todos a realização desse sonho. A casa antiga não estava mais agradável, e nesta nova temos mais conforto e cada um tem o seu espaço. É muito bom esse projeto [Moradia Feliz]. É uma valorização dos cooperados e familiares. Se não fosse a Credicoamo com certeza não estaríamos aqui hoje.”