Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 419 | Outubro de 2012 | Campo Mourão - Paraná

Selo de Qualidade

Café Coamo é recertificado pela ABIC

Resultado foi confirmado por meio de auditoria contratada pela Associação Brasileira da Indústria do Café

O café Coamo acaba de conquistar a recertificação do selo de qualidade outorgado pela Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC). O programa objetiva agregar valor e ampliar o consumo a partir da melhoria contínua dos cafés, sendo o único, que se tem conhecimento no mundo, para avaliar a qualidade do café torrado e moído. De 500 torrefadoras no Brasil, somente 14% têm essa certificação da entidade , e entre elas a indústria de café da Coamo Agroindustrial Cooperativa.

De acordo com a ABIC, a vantagem da certificação para as indústrias visa focar melhor o negócio, lançar ou reposicionando as marcas de acordo com o perfil de seus consumidores. Para o varejo, é um diferencial importante ofertar cafés certificados e uma garantia no quesito Segurança Alimentar, e para os consumidores, as categorias têm um papel também educativo , fazendo com que eles saibam que existem diferenças entre os café, inclusive cafés para todos os bolsos.

CERTIFICAÇÃO - O gerente Industrial de Alimentos da Coamo, Leornardo Marcello Lucas informa que anualmente a ABIC faz auditoria para a permanência da certificação do selo de qualidade. A avaliação é realizada por uma empresa independente e qualificada pela ABIC. Ela analisam as boas práticas de fabricação, matérias-primas utilizadas , processos de embalagem e expedição, limpeza , higiene, controle de pragas, blendagem, torrefação, moagem e qualidade do grão.

O constante investimento no desenvolvimento tecnológico e a busca por melhorias na produção e qualidade do café são fatores que vem determinando a conquista da recertifição do café Coamo pela ABIC. “Ficamos satisfeitos quando recebemos a visita da equipe de auditores, haja vista os elogios que são manifestados com relação aos nossos equipamentos e processos. Estamos trabalhando firmemente para que a qualidade dos nossos produtos sejam cada vez melhor, para atender os mais diversos consumidores”, afirma Leonardo Lucas.

CAFÉ COAMO -Produzido com alta tecnologia, obedecendo aos critérios de BPF - Boas Práticas de Fabricação e APPCC - Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle. É originado da combinação de grãos selecionados, com torra média escura, resultando num café equilibrado, de sabor marcante e aroma intenso. Esse produto preserva o verdadeiro sabor do café, agradando a todos os paladares. É embalado nas versões almofada e a vácuo, em pacotes de 500g e 250g, que garantem a qualidade e aroma por mais tempo.

Indústria do Sudoeste destaca qualidade dos Alimentos Coamo

A parceria entre os Alimentos Coamo e a Nutrimassas, de Pato Branco, no Sudoeste do Paraná vem contabilizado bons resultados . Desde 2003, a empresa utiliza a linha de produtos alimentícios Coamo para a produção de salgados, assados, pastéis e massas , ganhando a preferência dos consumidores da região.

Para Leandro dos Santos, sócio-proprietário da empresa, o sucesso da parceria é celebrada por conta da qualidade e sabor dos produtos fornecidos pelos Alimentos Coamo. Ele revela que na sua empresa, existe uma metodologia para qualificação de fornecedores que abrange desde a produção até a entrega dos produtos. “Quando um representante oferece um produto novo pedimos uma quantidade para teste e verificamos as principais características deste produto para verificar se o resultado da qualidade será satisfatório. Quando tivemos a oportunidade de trabalhar com os produtos Coamo nosso nível de qualidade foi elevado e ficamos muito felizes com essa parceria”, comemora.

O empresário conta que a partir da utilização dos Alimentos Coamo seus produtos passaram a ter melhor qualidade organolépticas, ou seja, aquela que determina a cor, brilho, odor, paladar e textura. Ele destaca que sente como se sua empresa fizesse parte da família Coamo devido ao alto grau de qualidade entre as duas empresas. “Ambas procuram o melhor para seus clientes e eles ganham com isso”, diz.

Para o superintendente Comercial da Coamo, Alcir José Goldoni, essa parceria de sucesso é reflexo da relação de respeito estabelecida entre a Coamo e seus clientes. “A melhoria da qualidade na linha alimentícia com as marcas Coamo, Primê, Anniela e Sollus faz parte do nosso trabalho diário, visando sempre atender as necessidades dos consumidores e surpreender com matéria-prima de qualidade, originada pelos cooperados. Temos no processo de estocagem, industrialização, logística e vendas, nosso grande diferencial, que está a cada dia sendo reconhecido pelos clientes e consumidores, que é a razão maior da nossa atuação.”