Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 419 | Outubro de 2012 | Campo Mourão - Paraná

Tecnologia

Encontro de Plantio Direto em Eng. Beltrão

Evento reúne grande número de cooperados e debate temas atuais, relevantes para a agropecuária

Iniciado na década de 90, quando o maior problema da região era a falta de adoção de tecnologias de conservação de solo, o Encontro de Plantio Direto promovido pela Coamo em Engenheiro Beltrão (Centro-Oeste do Paraná) teve a realização da 12ª edição no dia 20 de setembro.

TRADIÇÃO - Conforme Claudio Nachi, gerente do entreposto da Coamo em Engenheiro Beltrão, o evento já é tradicional e muito aguardado pelo quadro social. “Esse encontro acaba resumindo a evolução tecnológica desde a década de 90 até agora, refletindo a melhoria que tivemos aqui na região proporcionada pelo trabalho desenvolvido pelo departamento técnico (Detec) da Coamo. Por isso, tem grande aceitação e é sempre aguardado pelos nossos cooperados com ansiedade”, explica Nachi.

TEMAS ATUAIS - Neste ano, mais de cem cooperados de toda região participaram do evento, que trouxe temas atuais e relevantes para o agronegócio como: controle de plantas daninhas; pragas de difícil controle; doenças do milho e comercialização de produtos agrícolas. Temas que, para o agrônomo Brasil dos Reis, encarregado do Detec, são práticas que o produtor rural jamais pode esquecer. “Mesmo na era da alta tecnologia que vivemos, onde o produtor está comprando máquinas de grande porte e pensando em agricultura de precisão, não podemos deixar de fazer o básico. Se fizermos isso teremos maior rentabilidade para a execução das outras tecnologias. Não temos nada de novo, mas mostramos que o feijão com arroz bem feito, bem temperado vai dar sustentação para o sucesso da atividade. E, isso você só consegue com um bom controle de pragas, plantas daninhas e doenças e uma boa comercialização da produção”, alerta.

Na opinião dos cooperados Celso e Guilherme Iria, pai e filho respectivamente, participar dos eventos da Coamo é estar mais perto da informação. Segundo Celso, principalmente quando os encontros são regionais não podem ser desperdiçados. “Um evento desses é imperdível porque está centralizado à nossa realidade, abordando os nossos problemas regionais”, comenta Celso. “São Informações de extrema importância que nos ajudam a melhorar a produtividade”, acrescenta Guilherme, que assim como o pai, é engenheiro agrônomo.

Eventos técnicos nas Unidades

Dia de campo de trigo, em Roncador

Foi realizado no dia 20 de setembro, um dia de campo sobre a cultura de trigo em Roncador (Centro-Oeste do Paraná). Participaram do evento cerca de 100 cooperados que, além de variedades de trigo consolidadas e lançamentos, puderam ver as tecnologias utilizadas para a produção da gramínea.

Dia de campo de inverno, em Pitanga

O dia de campo em Pitanga (Centro do Paraná) abordou sobre a Importância da utilização de produtos que auxiliam na aplicação de agrotóxicos, novas cultivares de trigo, utilização de adubos foliares na cultura e utilização de agrotóxicos para controle de doenças. O evento reuniu aproximadamente 130 cooperados e foi realizado no dia 13 de setembro no Campo Experimental, da Unidade Bom Retiro.