barra Site Coamo barra
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 354 | Setembro de 2006 | Campo Mourão - Paraná

Eventos Unidades

Ciclo de palestras em Pitanga

Mais de 400 cooperados participaram dos eventos, realizados pelo Detec da Coamo em nove comunidades rurais

Ferrugem e ácaros da soja são temas de palestras em comunidades rurais de Pitanga, na região Central do Paraná. O ciclo de reuniões aconteceu nos meses de junho e julho, e já virou uma tradição no calendário de eventos anuais programados pelo Detec do entreposto da Coamo em Pitanga.

No total, foram realizadas nove palestras em diferentes comunidades, abrangendo 419 co-operados. As localidades onde os encontros aconteceram foram: Cascata, Pitanga Abaixo; Saudade; Santa Maria do Oeste; São Bom Jesus; Arroio Grande e São Roque.

Ferrugem – O Detec da Coamo apresentou aos cooperados dados e fotos de ataques de ferrugem na última safra em lavouras da região, demonstrando os conceitos sobre a sobrevivência e controle da doença. Os técnicos também mostraram os números de um trabalho que foi realizado na região, comprando as situações de aplicações preventivas e curativas. “Atuar preventiva-mente no controle da ferrugem é muito mais vantajoso para o produtor rural, uma vez que depois de instalada na lavoura fica muito mais difícil controlar a doença”, explica o agrônomo Wagner Custódio, encarregado do Detec da Coamo em Pitanga.

Ácaros – Durante a apresentação sobre ácaros, além dos aspectos sobre a biologia e controle da praga, foi também apresentado um trabalho que mostrou a perda ocasionada por um ataque severo de ácaro na ultima safra na região.

Devolução de embalagens – Alem da ferrugem e ácaros na soja, também foi abordado em todas as palestras o tema sobre Devolução de Embalagens Vazias de Agrotóxicos. Os técnicos orientaram os cooperados sobre a importância de se realizar a tríplice lavagem e de se entregar as embalagens vazias o mais limpa possível. “O produtor está cada vez mais consciente da importância de devolver as embalagens vazias tríplice-lavadas. Prova disso é que o porcentual subiu de 86,83 %, no início do ano, para  97,11%, no mês de junho”, revela Custódio.

Inspeção do TA em Mangueirinha

No dia 24 de agosto o entreposto da Coamo em Mangueirinha (Sul do Paraná), promoveu a 1ª Inspeção de Pulverizadores, através do Projeto TA – Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas, implantado pela Coamo para garantir maior qualidade para as pulverizações de agroquímicos. Contando com o apoio dos cooperados, os técnicos da unidade inspecionaram 40 pulverizadores e orientaram os produtores para uma melhor conservação dos equipamentos através de cuidados básicos, como uma boa regulagem e manutenções freqüentes.

Depois de avaliados, os pulverizadores aprovados foram certificados com um selo de qualidade, elaborado pela própria unidade. Metade dos equipamentos inspecionados receberam o selo. Eles alcançaram média superior a 650 pontos, no volume de itens avaliados, numa escala de zero a 1000. Os demais, voltaram para a propriedade com um relatório contendo os principais pontos a serem melhorados. “Depois de realizadas as melhorias, os pulverizadores ainda não certificados também receberão o selo”, garante o agrônomo Sérgio Silva, responsável pelo Detec da Coamo em Mangueirinha.

Sucesso – Durante o dia, também foi realizado um teste de qualidade da água utilizada pelos cooperados para pulverização. “O evento foi um sucesso graças ao empenho dos nossos colabora-dores e compreensão dos co-operados”, afirma o gerente do entreposto da Coamo em Mangueirinha, Valmor Matana.

Candói reúne cooperados

Na sua 5ª edição, o Encontro de Cooperados de Candói (Centro-Sul do Paraná), debateu temas importantes para a região, no dia 18 de agosto. Os assuntos abordados foram o Programa Coamo de Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas (TA), pelo agrônomo Rodrigo Martins Ferreira, do Detec da Coamo; e Nutrição de Plantas, enfocando o equilíbrio nutricional para a redução de pragas e doenças, pelo pesquisador Antônio Luiz Fancelli, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP). Mais de 100 produtores rurais participaram do evento, incluindo convidados de outros municípios.

Plantio direto em Ivaiporã

O entreposto da Coamo em Ivaiporã (Vale do Ivaí, no Paraná), realizou dia 17 de agosto a 6ª edição do Encontro de Plantio Direto. Um público de aproximadamente 180 pessoas, prestigiou o evento, que já é tradicional no município.

“O encontro, mais uma vez, alcançou pleno êxito, se consolidando em mais uma importante ferramenta de apoio aos cooperados da região para impulsionar ainda mais as produtividades na agricultura”, resume João Francisco Pazda Júnior, engenheiro agrônomo responsável pelo Detec da Coamo em Ivaiporã.

As palestras apresentadas no evento foram: Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas, pelo agrônomo Joselito Santos; Devolução de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, com o agrônomo João Pazda, ambos da Coamo; Nutrição de Plantas, com o pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), Antonio Fancelli.

“Concluímos nosso evento reafirmando a importância deste significativo sistema, que é o plantio direto, para o equilíbrio do meio ambiente produtivo rural”, enfatiza o gerente do entreposto de Ivaiporã, Mário Pavanelli.

Trigo – Mais de 100 cooperado participaram do dia de campo sobre trigo, realizado em Ivaiporã. O evento, promovido no dia 14 de setembro, apresentou as novas tecnologias para a cultura, destacando as novas cultivares e produtos para o controle fitosanitário.

Feira de Ciências em Faxinal

Alunos do Colégio Érico Veríssimo, em Faxinal (Vale do Ivaí, no Paraná), realizaram uma Feira de Ciências. O tema Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas esteve entre os trabalhos apresentados. Com apoio da Coamo, eles destacaram a importância da devolução das embalagens para a preservação do meio ambiente. Mais de 1.500 pessoas visitaram o evento.
 

Treinamento agrícola, educacional e social

Diversos cursos, promovidos pela Coamo em parceria com o Sescoop e o Senar, marcam o calendário de eventos nos entrepostos, com a participação de centenas de cooperados, familiares e funcionários

Delícias natalinas – O curso foi realizado em Nova Santa Rosa (Oeste do Paraná). Participaram esposas e filhas de cooperados.
Tortas finas – Trinta mulheres movimentaram o curso, realizado dias 14 e 15 de agosto em Cantagalo (Centro-Sul do Paraná).
Regulagem de plantadeira – O evento aconteceu em Toledo (Oeste do Paraná), dia 1º de setembro, com 15 participantes.
Culinária de soja – Realizado dias 17 e 18 de agosto, o curso reuniu 14 esposas e filhas de cooperados da comunidade de São Roque, na região de Foz do Jordão, em Candói (Centro-Sul do Paraná.
Tecnologia de aplicação – O treinamento aconteceu em Faxinal (Vale do Ivaí, no Paraná), de 1º a 3 de agosto, e reuniu 15 participantes, entre cooperados, seus filhos e funcionários. Também foi realizado em Palmas (Sul do Paraná), de 8 a 10 de agosto, com 18 participantes. E em São João do Ivaí (Vale do Ivaí, no Paraná), no dia 18 de agosto, com 20 participantes.