barra Site Coamo barra
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 354 | Setembro de 2006 | Campo Mourão - Paraná

Fatos & Fotos

Coamo entre as melhores do agronegócio

Cooperativa é a primeira colocada no setor Indústria de Soja e Óleos, em ranking publicado pela revista Globo Rural

A segunda edição do Anuário Melhores do Agronegócio Brasileiro, publicado em setembro, revela o ranking das 300 maiores empresas, de 30 setores da economia. O levantamento foi realizado pela revista Globo Rural e divulgado dia 18 de setembro. A Coamo esteve entre as premiadas. A cooperativa recebeu o troféu pela primeira colocação do ranking, no setor de Indústria de Soja e Óleos, em solenidade ocorrida no Via Funchal, em São Paulo.

O diretor-secretário da Coamo, Ricardo Accioly Calderari, recebeu o prêmio em nome dos 19,7 mil cooperados.

No topo – Entre as 500 maiores empresas do agronegócio brasileiro, por receita líquida, a Coamo aparece em 20º lugar. E no seu segmento (Indústria de Soja e Óleos), a cooperativa está no topo do ranking, com 54 pontos, à frente de empresas como a Cargill e Bungue Alimentos.

Grandes & Líderes 2006 – Publicado na edição de agosto, o ranking Grandes & Líderes 2006 também aponta a Coamo entre as empresas destaque. De acordo com o ranking, elaborado pela revista Amanhã, em parceria com a PricewaterhouseCoopers, a Coamo é a maior empresa da Região Sul no setor Agropecuária. Além disso, a cooperativa é a 6ª classificada na lista das 100 maiores do Paraná.

Entre as cinco maiores em receita bruta do setor agropecuário, a Coamo vem em 1º lugar. No ranking rentabilidade, a co-operativa ocupa a 2ª colocação. E apesar do ano desfavorável, a Coamo continua entre as primeiras empresas do Sul do Brasil, ocupando a 17ª posição entre as 500 maiores, onde as cooperativas do Paraná são destaques.

A premiação de Grandes & Líderes 2006 aconteceu em solenidade realizada no dia 19 de setembro, no auditório do Cietep/Fiep – Federação das Indústrias do Paraná, em Curitiba.

Coamo recebe Troféu A Granja do Ano

Fazendo parte das comemorações da Expointer 2006, que acontece em Esteio, no Rio Grande do Sul, a revista A Granja entregou no dia 31 de agosto o Troféu A Granja do Ano para as empresas que foram destaques em seus respectivos setores neste ano. Mais uma vez a Coamo esteve entre as premiadas, sendo apontada como Destaque 2006 no setor Cooperativismo.

O Troféu A Granja do Ano foi instituído há 20 anos. A Coamo foi premiada nas edições de 1986, 1990, 1991 e, consecutivamente, de 1993 a 2006. Assim, a cooperativa já foi premiada 17 vezes.

O diretor vice-presidente da Coamo, Sérgio Luiz Panceri, recebeu o troféu em nome dos cooperados. A solenidade de premiação será realizada no auditório da Farsul – Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, com a presença do ministro da Agricultura, Luiz Carlos Guedes Pinto.

Paranaense com “sangue gaúcho”

O cooperado Galhardo Dias Aranha, de Mamborê (Centro-Oeste do Paraná) é um dos maiores entusiastas do tradicionalismo gaúcho no Estado. Há 30 anos, ele faz parte do movimento que valoriza a cultura gaúcha em manifestações artísticas e campeiras, seja como locutor do rodeio crioulo – ele foi o primeiro no estado, ou como competidor nas provas de laço, onde já foi campeão paranaense e vice-campeão brasileiro da categoria.

Como atual vice-presidente do Conselho de Vaqueanos do Paraná, Galhardo Aranha, paranaense de Astorga, foi homenageado no dia 19 de setembro pelo governo gaúcho, em Porto Alegre, com o título de Cônsul Honorário do Rio Grande do Sul e a Medalha do Mérito Rio-grandense, pelos relevantes serviços prestados na difusão do tradicionalismo e da cultura do Rio Grande do Sul. O diploma foi entregue pelo governador do Estado Germano Rigoto em evento especial comemorativo integrando a Semana Farroupilha, realizada de 7 a 20 de setembro (Dia do Gaúcho).

“Fiquei surpreso, feliz e emocionado com a homenagem”, relata Aranha, que já participou de rodeios em vários estados e países. Ele lembra que um dos grandes momentos da sua jornada aconteceu em Vacaria, no Rio Grande do Sul, quando da participação no “Porteira do Rio Grande em Vacaria”, considerado um dos mais importantes no tradicionalismo gaúcho. O cooperado é um dos fundadores do CTG Galpão da Amizade, de Mamborê.

Primavera mais favorável à agricultura

Os agricultores da Região Sul terão uma primavera com melhores perspectivas de chuvas, contrariando uma tendência de secas que vinha predominando desde 1998 e que provocou frustrações consecutivas de safras. A previsão foi divulgada em Brasília, após reunião de especialistas em clima do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Inpe (Ceptec) e do Instituto Nacional de Meteorologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Inmet).

Paraná lidera recolhimento de embalagens

O Paraná foi o Estado que recolheu o maior volume de embalagens de agrotóxicos vazias no mês de agosto: 373 toneladas, ou cerca de 20% do total recolhido no país no período. A informação é da Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa), que promove em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InPEV), ações de conscientização ambiental e incentivo à devolução das embalagens no Estado.