barra Site Coamo barra
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 365 | Setembro de 2007 | Campo Mourão - Paraná

Editorial

É hora de financiar e plantar a safra

Engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, idealizador e diretor-presidente da Coamo Agroindustrial Cooperativa

Foi encerrada com absoluto brilhantismo, no dia primeiro de setembro, em Campo Mourão, a 9ª edição da Copa Coamo de Cooperados – Futebol Suíço. Trata-se de um projeto de esporte e lazer criado em 1993 que, tirada as devidas proporções, representa uma verdadeira ‘Copa do Mundo’ para os 7,5 mil cooperados atletas e dirigentes integrantes das 500 equipes e pelo público de mais de 20 mil pessoas no prestigiamento das etapas regionais nos entrepostos e da grande final em Campo Mourão.

A Copa Coamo é um evento muito importante, aguardado com muita expectativa pela família Coamo a cada dois anos e vem cumprindo a sua missão de integrar e fortalecer ainda mais os laços de amizade e cooperativismo através do maior evento esportivo rural do Brasil.

A abertura desta 9ª edição foi emocionante e teve como inspiração o Estado do Paraná, que foi homenageado com a apresentação de algumas das suas belezas naturais – Cataratas do Iguaçu, Pinheiro Araucária e Vila Velha. O cerimonial foi revestido de magnitude e apontado como um dos melhores já realizados em todas as edições da Copa Coamo. Por isso, com satisfação e alegria, a diretoria da Coamo parabeniza os cooperados e familiares pela participação e de modo especial, a Co-missão Central Organizadora e todos os funcionários da Coamo que estiveram envolvidos direta ou indiretamente na excelente organização da Copa Coamo 2007.

No campo da produção, o ano agrícola 2007/08 está se iniciando de forma diferente. Infelizmente, o cenário atual contempla um período de estiagem que é indesejável, podendo comprometer e atrasar o plantio do milho, primeira lavoura a ser semeada na safra de verão 2007/08. Se as condições atuais fossem as mesmas da safra anterior, a fase da cultura estaria mais adiantada.

Como a diretoria já manifestou nas dezenas de reuniões com os associados é muito importante que os cooperados procurem as instituições financeiras e façam o financiamento da sua safra. Os volumes de recursos são expressivos e deverão atender a demanda da classe produtora que, em optando pelo financiamento terá garantida as suas lavouras e em caso de frustração de safra, será beneficiado pelo governo com  maior agilidade.

Os cooperados que contratarem financiamento da sua safra poderão, como medida de garantia, optar pelo Proagro com taxas de 2,9% ou pelo seguro agrícola com taxas que variam de 1,4% até 1,8% no caso da soja, diferentemente daqueles que em não financiando suas lavouras só poderão optar pelo seguro agrícola. A nossa orientação é para que os cooperados financiem a sua safra na Credicoamo e nas instituições e, assim, tenham acesso a este importante insumo de garantia e proteção que é o seguro agrícola.

Na área agrícola da Coamo, a tendência é que os cooperados plantem uma área de 11,5%maior de milho em relação a safra passada, perfazendo 250 mil hectares. Já a área de soja deverá ser praticamente igual a registrada no ano anterior, com o plantio de 1,34 mil hectares. Os mercados de milho e soja apresentam bons preços com tendências positivas quanto a manutenção e até mesmo a elevação dos seus preços, o que em se confirmando, atenderá as expectativas dos cooperados e poderão garantir maior lucro na atividade.

Com este cenário de comercialização favorável, os cooperados estão realizando bons volumes de venda antecipada por causa do mercado internacional, inclusive no milho, o que não é normal em ano que não ocorra exportação. Como recomendamos nas Reuniões de Campo, o ideal é que os cooperados façam suas vendas de forma escalonada para garantir boas médias e assim, obter boas margens e rentabilidade na atividade.

Com uma estrutura totalmente voltada para o desenvolvimento dos seus cooperados, a Coamo mais uma vez está fornecendo todos os insumos necessários para o plantio da safra 2007/08. E esse é um benefício expressivo, pois o apoio da cooperativa tem sido muito importante e os cooperados estão tendo as condições necessárias para lançar as sementes ao solo em busca de boas produtividades e renda no campo.

O que os cooperados da Coamo sabem fazer é plantar e plantar bem a sua safra com tecnologia e investimentos. Os cooperados são fortes e esperançosos por natureza, e desta maneira, estão aguardando o clima regular para plantar a safra 2007/08 e desta maneira, aproveitar este bom momento por que passa a agricultura brasileira e aumentar as margens de lucro com boas produtividades das suas lavouras. Desejamos a todos os cooperados uma ótima safra com clima regular, bom desenvolvimento das lavouras e excelentes colheitas.