barra Site Coamo barra
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 365 | Setembro de 2007 | Campo Mourão - Paraná

Meio Ambiente

Natureza no quintal de casa

Cooperado de Peabiru investe na preservação ambiental e recupera área de reserva florestal na propriedade

A conscientização acerca da preservação dos recursos naturais é um assunto em evidência nos dias de hoje em todo o planeta. Atual-mente, é comum acompanhar trabalhos sobre temas ligados as mudanças climáticas; o efeito estufa e a degradação dos ecossistemas. A a preocupação com o meio ambiente vem ganhando espaço na sociedade. Promover a conscientização comunitária em relação as questões ambientais é um dever e desafio para todos.

Um bom exemplo dessa conscientização, vem de Peabiru, no Centro-Oeste do Paraná, onde o cooperado Augusto Anizelli, possui uma propriedade de 31 alqueires, com 29 utilizados para o plantio das lavouras e dois ocupados por mata ciliar e reserva florestal, ma margem do Rio Claro, que corta a região. Anizelli conta que há três anos resolveu lançar mão de uma preservação mais eficiente e reservou a área onde hoje existe uma densa mata nativa, que já atraiu de volta animais silvestres de várias espécies, que até bem pouco tempo não se via mais na região. “Estou aqui desde 1961 e hoje é comum encontrar aqui pássaros, tatus e outros animais que tinham ido embora. Estão aparecendo pássaros aqui que não conheço e nunca tinha vista na região. Sempre gostei de árvores e agora tenho várias espécies delas praticamente no quintal da minha casa”, orgulha-se.

O cooperado revela que para iniciar a preservação teve bastante trabalho, mas valeu a pena. Conforme ele, para que as espécies se desenvolvessem de forma mais rápida, chegou a adubar e capinar a área para eliminando plantas daninhas que atrapalhassem o desenvolvimento de mudas nativas. “Foi um ano e meio de trabalho duro. Fiz a capinação por diversas vezes e hoje vejo que valeu a pena e que o meu investimento foi um sucesso”, diz.

Entre as variedades de árvores existentes na área estão a gurucaia, capixingui, angico e tantas outras variedades distribuídas em mais de sete mil mudas que foram plantadas pelo cooperado.

O engenheiro agrônomo Daniel Carneiro, do Detec da Coamo em Peabiru, elogia o trabalho desenvolvido pelo produtor, salientando que a reserva contribui e muito para a preservação do manancial, valoriza a propriedade e perpetua para as gerações futuras.

Modelo – O trabalho feito pelo cooperado foi tão bem realizado que, recentemente, a propriedade serviu como modelo para uma caravana de pessoas de toda a região, integrantes de secretarias de Agricultura e Meio Ambiente dos municípios, que a convite do Escritório Regional do IAP – Instituto Ambiental do Paraná, foram conferir de perto a forma que Anizelli adotou para preservar a natureza.