Durante o ano, mais de 3 mil mulheres entre cooperadas, esposas e filhas de cooperados aumentam seus conhecimentos e a renda da família participando dos mais de 250 cursos que a Coamo promoveu nas comunidades rurais, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-PR).
Um deles, aconteceu neste mês de setembro, na comunidade Placa União, em Peabiru (Centro-Oeste do Paraná). Dezoito mulheres participaram do curso de Indústria Caseira e aprenderam a fabricar diversos produtos para higiene e limpeza. “Elas aprenderam a fazer amaciante para roupas, detergente para louças, limpavidros, água sanitária e diversos tipos de sabão, como o líquido, de soja, de álcool, de farinha de trigo, e o colorido. O grupo esteve muito unido e interessado, e com certeza irá colocar em prática os ensinamentos e sentir no bolso a diferença e a qualidade de se fazer os produtos em casa”, garante a instrutora Lidinalva Guiral.
Priscila Aguiar, que participou do curso, diz que foi muito gratificante participar do evento. “O que a gente fez nesse curso a gente vai usar no dia-a-dia e ainda por cima vamos ter uma grande economia, já que em alguns produtos a margem pode chegar até 100%. Esse curso é muito bom e o trabalho compensa”, comenta. Segundo ela, dependendo da marca, um amaciante pode custar até R$ 7,00, sem levar em consideração o curso de deslocamento até a cidade. “Aqui no curso um amaciante de dois litros custa R$ 1,80”, declarou.
Quem também elogiou muito o curso foi Ana Maria Pereira Bernardi. “Eu não sabia fazer nem o detergente e nem o amaciante, mas agora eu sei e aprendi graças a Coamo. Nós, donas de casa, usamos muito estes produtos”, valorizou.



