Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 429 | Setembro de 2013 | Campo Mourão - Paraná

Alimentos Coamo

Óleo de soja Coamo é destaque em campanha publicitária

Produto segue a mesma comunicação dos demais alimentos da linha. Objetivo é estimular o apetite no consumidor

Destaque no mercado nacional, o Óleo de Soja refinado Coamo é o protagonista da nova campanha publicitária dos Alimentos Coamo. A mensagem transmite a ideia de um produto que ressalta o verdadeiro sabor dos alimentos.

OBJETIVO - O conceito que norteou todas as campanhas continua nessa nova etapa. Segundo o gerente comercial de Alimentos, Domingos Marzulli, já foram divulgadas as margarinas, farinhas e cafés, respectivamente. “A linguagem diferenciada que utilizamos para comunicar vem nos trazendo um excelente retorno junto ao nosso público. Em todos os filmes estimulamos o apetite do consumidor, e nesta campanha mostramos imagens do processo de produção de uma batata-frita também com esse objetivo”, explica.

DIVULGAÇÃO - A campanha do Óleo de Soja refinado Coamo conta com filmes para a televisão, materiais em pontos de vendas (PDV), anúncios em revistas de trade e frontlights, além de ações de merchandising.

ESTRATÉGIA - Segundo o superintendente Comercial da Coamo, Alcir José Goldoni, a estratégia é se fazer presente e despertar o interesse no consumidor mantendo a tradicional linguagem das gotinhas de sabor. “Os filmes são objetivos e impactantes com o intuito de passar ao consumidor a qualidade e o realce que o Óleo de Soja refinado Coamo, propicia ao alimento”, observa Goldoni.


Coamo Premium recebe prêmio de Melhores da Qualidade do Café 2013

Produto já é destaque com a maior nota de Qualidade Global na categoria Superior da ABIC

Um café diferenciado, desenvolvimento dentro dos mais rígidos padrões de qualidade para que a combinação de grãos de café de bebida dura e com torra média, resulte numa bebida equilibrada, de sabor suave e marcante. Esse é o Café Coamo Premium que desde o lançamento em 2011 vem ganhando espaço e destaque no mercado nacional e que acaba de se classificar como o Melhor Café de Qualidade Superior no Programa de Qualidade do Café (PQC) 2013 da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC).

PROGRAMA - Lançado em 2006, esse programa criou três categorias de produtos: Café Tradicional, Café Superior e Café Gourmet. Segundo a ABIC, as empresas aderem ao programa e passam a ter seus cafés monitorados. “Esse monitoramento é feito por meio da avaliação da Qualidade Global do café na xícara. Experientes profissionais provam o café e avaliam, dando notas a cada uma das propriedades. A premiação é dada às empresas que melhor nota tiveram no ano”, afirma a associação.

CRITÉRIOS – Nessa pesquisa, segundo a ABIC, são avaliadas diversas características sensoriais: aroma, acidez, amargor, sabor, adstringência, corpo e qualidade global.

PREMIUM - Recém chegado no mercado de produtos Premium, a Coamo já está à frente, reconhecimento que segundo o superintendente Comercial da Coamo se deve as diretrizes da cooperativa em seguir com rigor os padrões de qualidade e segurança alimentar. “Quando decidimos entrar nesse mercado prevíamos que o desafio seria grande. Mas, logo após o lançamento do Coamo Premium tivemos o reconhecimento por parte de especialistas da área de que o café seria um produto diferenciado. Este produto, sem dúvidas, veio atender aqueles consumidores que apreciam um café diferenciado, de qualidade superior, e que leva a qualidade das marcas dos Alimentos Coamo”, comemora Goldoni.

PREMIAÇÃO – A cerimônia de premiação do evento “Melhores da Qualidade do Café – PQC 2013” ocorrerá durante a comemoração dos 40 anos da ABIC, no dia 18 de Outubro em São Paulo.

CAFÉS COAMO - A Coamo conta com três marcas de cafés Coamo Premium - torrado na versão de 1kg e 250 gramas e torrado e moído à vácuo em pacotes de 500 gramas e 250 gramas, Coamo Tradicional e Sollus - torrado e moído em embalagens à vácuo e almofada de 250 e 500 gramas. Toda a linha é originada da combinação de grãos selecionados, resultando em cafés equilibrados em cada categoria, de sabor marcante e aroma intenso. Esses produtos preservam o verdadeiro sabor do café, agradando a todos os paladares.

Alimentos Coamo amplia frota para incremento da distribuição

Atender bem o cliente é uma tarefa que exige uma série de cuidados. O trabalho começa pela escolha de uma semente de boa procedência, que o cooperado da Coamo encontra na cooperativa. Estende-se à armazenagem da matéria-prima, à industrialização, obedecendo as boas práticas de fabricação e concluindo com o trabalho da logística para que o produto chegue ao consumidor com qualidade. Assim, atenta a todas as etapas desse processo a Coamo investiu em mais três caminhões de grande porte e renovou 27 da sua frota, totalizando 94 veículos, para assim, continuar levando os Alimentos Coamo aos clientes de forma segura e ágil.

TRANSPORTE – A entrega dos Alimentos Coamo – composto das marcas Coamo, Primê, Anniela e Sollus - além de uma parcela ser realizada por meio de empresas terceirizadas e de cross-docking, conta com uma frota própria de 94 veículos distribuídos para carga seca e refrigerada. De acordo com o gerente de Transporte e Veículos, Lúcio Flávio Barboza, esses investimentos buscam otimizar mais o atendimento e entrega dos Alimentos Coamo. “Uma frota própria permite maior dinâmica e agilidade, bem como propicia um atendimento mais personalizado”, explica Barboza.

QUALIDADE – Barboza ainda esclarece que é preciso manter um padrão de qualidade, para manter a pontualidade e garantia de que chegará ao consumidor o produto requerido. “Existe um padrão internacional denominado OTIF – on time, in full – e é isso que buscamos, a entrega na hora certa, completa e sem problemas ou inconformidades. Temos essa preocupação e esse é nosso diferencial. Com uma equipe capacitada e que recebe treinamentos com frequência temos conseguido manter nossa qualidade”, comemora.

PERSPECTIVAS – O gerente de Transportes ainda revela que o crescimento da frota está sempre alinhado ao da cooperativa e do mercado de alimentos. “No próximo ano o novo moinho de trigo da Coamo já entra em funcionamento e temos que estar preparados para atender a mais esse crescimento da produção.

CRESCIMENTO - Para o superintendente Comercial, Alcir José Goldoni, esse investimento vem para atender a linha de alimentos da Coamo que está em franca expansão e com a responsabilidade de dar respaldo ao reconhecimento do consumidor, por meio de produtos, que além de terem qualidade e sabor, contam também com uma apresentação que atenda a expectativa dos consumidores. “A cada dia objetivamos estar mais presentes e, assim, reduzir as rupturas nos pontos de vendas. Este investimento vêem ao encontro da constante busca pela satisfação das necessidades do cliente, com atendimento personalizado e com qualidade nos serviços oferecidos”, esclarece.

Cursos Sociais ampliam conhecimento

Oportunidade que cooperadas, esposas e filhas de cooperados têm de aprender sem perder o momento de descontração

Aprender, descontrair, integrar e confraternizar, motivos não faltam para participar do cursos sociais promovidos pela Coamo em parceria com o Serviço de Aprendizagem Nacional do Cooperativismo (Sescoop). Um oportunidade para as cooperadas, esposas e filhas de cooperados aprenderem novas receitas, artesanato e a fabricação caseira de produtos de limpeza. A cada ano, a participação das mulheres tem crescido, reunindo centenas de participantes.

OPORTUNIDADE - De Engenheiro Beltrão, Neuza Mahnic, não perde nenhum curso promovido no município, evento certo para a mulher atual. “Eu sempre digo que não precisa nem me ligar para confirmar presença. Minha presença está sempre confirmada. Nós mulheres somos um pouco de tudo, somos agricultoras, donas de casa, mães, avós, e temos que estar sempre preparadas para atender a todos. E com os cursos da Coamo nós conseguimos aprimorar e adquirir conhecimento”, explica.

TROCA DE INFORMAÇÕES - Outro aspecto que dona Neuza destaca é a experiência obtida nos cursos sociais. “Aqui, reencontramos as amigas e sempre uma tem um jeitinho diferente de fazer e, assim, uma vai passando o conhecimento para a outra, o que é muito importante. Além disso, tem o incentivo que vem da Coamo, aspecto importante para nós”, revela a agricultora.

PARA O DIA A DIA - Dona Neuza valoriza esses cursos e por este motivo, no último curso realizado em Engenheiro Beltrão levou o filho Frederico, graduado em gastronomia, para conhecer. “Eu acredito que conhecimento nunca é demais e, com certeza, esse curso foi muito proveitoso, pois muitas coisas que eu não sabia, aprendi no curso. Na faculdade aprendi a teoria, mas a prática, adquirimos em cursos que fazemos no dia a dia. E o interessante é ver que o aprendemos na teoria de fato é colocado na prática”, salienta Frederico Mahnic.

QUALIDADE – Também de Engenheiro Beltrão, Marines Mielle do Couto, é outra esposa de cooperado que não perde um curso. Ela que sempre marca presença reforça a qualidade dos cursos sociais. “Cada curso é uma nova aprendizagem, sem contar as amizades que fazemos. Já aprendi muitas receitas e a maioria já cozinhei para a minha família, todas aprovadas”, conta.

Aprendizado em Boa Esperança

De Boa Esperança (Centro-Oeste do Paraná), dona Nilce dos Santos Minucelli, participa há 20 anos dos cursos sociais promovidos pela Coamo. Conhecimento adquirido que permite à ela uma renda extra no final do mês. “Nunca perco nenhum curso. O que aprendo, faço para garantir mais lucro no final do mês sem sair de casa. Cozinho doces, bolachas, tudo que aprendo. Além disso, há um cuidado com o processo de fabricação para que o produto final seja seguro e certificado de acordo com as recomendações das nutricionistas das escolas que entrego”, revela dona Nilce que utiliza somente Alimentos Coamo em todos os alimentos que produz.

EM ANDAMENTO – Até o final do ano já estão programados diversos cursos sociais em toda a área de ação da Coamo, nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Procure o Departamento Técnico da sua unidade e não deixe de participar!