Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 429 | Setembro de 2013 | Campo Mourão - Paraná

Benefícios aos Cooperados

Coamo disponibiliza rações a granel

Para alcançar a alta performance produtiva nas diferentes espécies e categorias animais, seja em ganho de peso ou produção de leite, há a necessidade de um correto balanceamento nutricional e fornecimento de ingredientes alimentares de alta qualidade, compostos por nutrientes como carboidratos, proteínas, lipídeos, fibras, minerais e vitaminas, de alto valor biológico. Conhecedora dessas exigências nutricionais, a Coamo dispõem de uma linha de Rações e Concentrados que levam a marca da cooperativa.

Um benefício a mais disponibilizado pela Coamo aos cooperados é a entrega da ração a granel. O gerente de Distribuição da Coamo, Mário Luiz Pavanelli, observa que os cooperados têm procurado diversificar as atividades nas propriedades, e que a pecuária tem sido uma boa opção para melhorar a renda. “Pensando na comodidade e em facilitar o trabalho é que lançamos mais esse serviço aos associados”, diz. Ele explica que a cooperativa conta com sete caminhões distribuídos em Unidades estratégicas para que todos os cooperados sejam beneficiados. “Com os caminhões, a ração é entregue diretamente no silo do cooperado na propriedade. É um trabalho que facilita o manejo e o trato dos animais”, salienta.

A linha de Rações e Concentrados Coamo foi lançada em meados de 2011. Pavanelli afirma que os produtos são de excelente qualidade e que tem conquistado os cooperados. “É preciso observar a ração não só pelo preço, temos que ver a qualidade e o preço. Os nossos produtos tem a garantia de qualidade Coamo”, ressalta.

Nutrição na medida certa

As Rações Coamo são desenvolvidas por meio de pesquisa em nutrição equilibrada com ingredientes de qualidade e embasadas no exato conhecimento das necessidades produtivas inerentes à cada espécie e categoria animal. Pensando em nutrição de vacas leiteiras, o produtor necessita fornecer toda a demanda diária de nutrientes para suprir a manutenção do organismo animal e da produção leiteira. Para isto, recomenda-se implantar um sistema alimentar baseado em uma dieta completa composta por forragens e concentrados, os quais devem ser fornecidos em uma proporção equilibrada para se obter uma mistura de conteúdo nutricional condizente com a necessidade produtiva animal com eficiência econômica.

O cooperado Vitorino Manoel Lopes Marques, de Moreira Sales (Noroeste do Paraná), tem a pecuária leiteira como fonte principal de renda da propriedade. Ele sabe da importância de uma alimentação complementar para os animais alcançarem ótima produtividade. Atualmente, o produtor tem um plantel de 70 vacas em ordenha e uma produção média diária de 1.600 litros de leite.

De acordo com o pecuarista, o fato de a Coamo ter rações aumenta a confiabilidade no uso do produto como complementação alimentar. “Cada vez mais, a Coamo tenta facilitar a vida dos cooperados e a entrega da ração a granel é um serviço que eu esperava já há algum. É um beneficio que facilita o manejo e os trabalhos de trato dos animais”, observa.

O cooperado comenta que desde que começou a utilizar a Ração Coamo sentiu grande diferença na produção de leite. “Realmente melhorou e muito os resultados. A qualidade da Ração Coamo é muito boa. Até o cheiro é diferente, é bom”, assinala e acrescenta que como cooperado procura sempre os serviços disponibilizados pela cooperativa e que a entrega da ração a granel é mais uma facilidade disponibilizada pela Coamo.

O médico veterinário do Detec da Coamo, Hérico Alexandre Rosseto, explica que as Rações e Concentrados Coamo são produzidos com o objetivo de favorecer a alta performance de produção nas diferentes espécies de animais. “As rações e Concentrados foram elaboradas por meio de pesquisa fundamentada nas necessidades nutricionais de cada animal. Os ingredientes são selecionados de forma a obter uma nutrição equilibrada suprindo toda as necessidades para o alto desempenho dos animais”, esclarece.

IMPORTÂNCIA DA SUPLEMENTAÇÃO

Em um rebanho leiteiro 25% das diferenças observadas em produção de leite são devido a genética, e 75% são referentes a fatores ambientais. Os erros de alimentação são os principais fatores que impactam na produção leiteira. Segundo Rossetto, durante o consumo diário de nutrientes pelas vacas, os alimentos poderão ser fornecidos na forma de forragem e ração concentrada, separados ou misturados. “O ideal é que as vacas recebam a alimentação na forma de dieta total, ou seja, a forragem e a ração concentrada misturadas, de acordo com o potencial produtivo de cada vaca, e seja fornecida de forma individual, onde as vacas que produzem mais devem receber uma quantidade maior de ração concentrada.”