Notícias Coamo


19/05/2017
INFORMATIVO COAMO
Trigo é a melhor opção de cultivo de inverno em Marilândia do Sul-PR
Cereal se desenvolve bem na região e melhora sistema de produção

Muitas vezes prejudicado pela política agrícola, o trigo perdeu espaço para outras culturas ao longo dos anos, mas se para o bolso do produtor o cereal não costuma gerar grandes resultados, se comparados aos da soja e do milho em anos bons, para o sistema de produção ele sem dúvidas ainda é a melhor opção de inverno na maioria das regiões produtoras, sendo importante para a rotação de culturas e a quebra do ciclo de pragas e doenças dentro da propriedade.
 
Para o cooperado Ilseu Mazzutti, de Marilândia do Sul (Centro-Norte do Paraná), o trigo é a principal alternativa para o inverno e para ele a cultura soma muito para o verão. Conforme Mazzutti, considerando os dois sistemas [verão e inverno] o trigo traz bons resultados, não tanto financeiros, mas especialmente para melhorar a produtividade das culturais de verão.
 
O cooperado avalia que além de proporcionar melhor controle de pragas e ervas daninha, a palhada do trigo ainda favorece as operações de plantio direto e contribui para o melhor equilíbrio da fertilidade do solo e manutenção de umidade no sistema.
 
Neste inverno 60% da área de plantio da propriedade do cooperado foi ocupada pelo trigo e o restante com milho de segunda safra. Ele revela que plantou em torno de 200 alqueires de trigo neste ano e espera colher uma média de 130 sacos acima. Este é o resultado que o triticultor tem obtido nos últimos anos. Segundo Mazzutti não dá para reclamar, pois além de proporcionar um rendimento razoável o cereal ainda contribui muito com o sistema de produção.
 
Serviço: para ouvir o programa que foi ao ar na manhã de hoje CLIQUE AQUI.
COAMO Agroindustrial Cooperativa

Rua Fioravante João Ferri, 99, Jardim Alvorada, Caixa Postal 460, CEP: 87308-445
Campo Mourão - PR

PABX: (44) 3599-8000
Telefax: (44) 3599-8001
Icone IPv6
© 2016 COAMO Agroindustrial Coooperativa - Todos os direitos reservados.
Logo BLZ