Notícias Coamo


13/10/2017
INFORMATIVO COAMO
Diversificação que passa de pai para filho
Em Mangueirinha-PR família mantém tradição de produzir vinho artesanal

Produzir o próprio vinho é uma prática comum para a família Carli, de Mangueirinha (Sudoeste do Paraná). Uma tradição passada de pai para filho e que vem sendo mantida pelos cooperados Sebastião e Amarildo.
 
Pai e filho residem na comunidade Santo Antonio, onde trabalham com lavoura e pecuária. A produção do vinho, além de ser uma prática para manter o costume familiar, se tornou uma opção de diversificação e geração de renda.
 
Enquanto estão na entressafra, o dinheiro com a venda da bebida ajuda nas despesas da casa e a manter as duas famílias – do pai e do filho –, na propriedade de 24 alqueires. Todo processo de fabricação do vinho é realizado pelos cooperados e começa com a produção da uva. O trabalho é todo artesanal e a produção de vinho colonial, o que garante uma bebida sem conservantes, mantendo a tradição familiar.
 
Um bom vinho, segundo os cooperados, começa com uma boa produção de uvas. Eles destacam que os cuidados com os parreirais da fruta rendem um produto com mais qualidade.
 
A diversificação de atividades realizada pelos Carli, de Mangueirinha, é comum em muitas regiões da Coamo. Especialmente nas pequenas propriedades, onde os produtores buscam na diversificação o equilíbrio da produção e da renda para sustentação dos negócios e da família.
 
Serviço: para ouvir o programa que foi ao ar na manhã de hoje CLIQUE AQUI.
COAMO Agroindustrial Cooperativa

Rua Fioravante João Ferri, 99, Jardim Alvorada, Caixa Postal 460, CEP: 87308-445
Campo Mourão - PR

PABX: (44) 3599-8000
Telefax: (44) 3599-8001
Icone IPv6
© 2016 COAMO Agroindustrial Coooperativa - Todos os direitos reservados.
Logo BLZ