Notícias Coamo


11/10/2018
INFORMATIVO COAMO
Defensivos agrícolas na medida certa
Para pesquisador da Embrapa utilização é fundamental para produção sustentável de alimentos

Apesar de todos os esforços para a produção sustentável de alimentos, alguns setores tentam criminalizar a atividade agrícola que faz o uso de defensivos. O agricultor sabe que qualquer produto químico deve ser utilizado adequadamente, porém, a forma como se tem sido abordado o assunto por parte da mídia, passa a impressão de que a prática é negativa e prejudicial.
 
O pesquisador da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Dionísio Gazziero, é defensor de uma análise crítica e ponderada sobre o assunto. Ele reforça que qualquer produto químico deve ser utilizado com muita cautela. Por isso deve-se insistir no uso adequado.
 
Gazziero garante que se utilizado corretamente evita-se ao máximo qualquer tipo de problema e defende a utilização dos produtos, já que o Brasil é um país de clima tropical, que precisa de defensivos agrícolas para produzir alimentos.
 
Conforme o pesquisador os defensivos agrícolas são, na prática, avanços tecnológicos resultado de décadas de pesquisas científicas do poder público e iniciativa privada. Os produtos têm uma série de trâmites e exigências legais a serem cumpridas antes da liberação para uso, como procedimentos de segurança pré-definidos e um controle criterioso, o que vale da fabricação até a venda, do uso nas lavouras até a análise de amostras de alimentos já colhidos para análises em laboratório. Isso faz com que seja uma cadeia de alto controle e de responsabilidades econômica, ambiental e social. Mas, todo esse esforço de cada elo da cadeia não costuma ser facilmente reconhecido pela opinião pública.
 
Serviço: para ouvir o programa que foi ao ar na manhã de hoje CLIQUE AQUI.
COAMO Agroindustrial Cooperativa

Rua Fioravante João Ferri, 99, Jardim Alvorada, Caixa Postal 460, CEP: 87308-445
Campo Mourão - PR

PABX: (44) 3599-8000
Telefax: (44) 3599-8001
Icone IPv6
© 2016 COAMO Agroindustrial Coooperativa - Todos os direitos reservados.
Logo BLZ