Notícias Coamo


07/11/2018
INFORMATIVO COAMO
Mulheres colocam a "mão na massa" no campo
Cooperada de Pitanga-PR conta história de superação e desenvolvimento na agropecuária

O campo sofreu grandes transformações nos últimos anos. Novos sistemas de produção e tecnologias impulsionaram a produção, deixando o trabalho menos pesado e melhorando a qualidade de vida das famílias.
 
Mas, não é só isso: o ambiente também está mais feminino. A porcentagem de mulheres à frente da agropecuária tem crescido ano a ano. Uma pesquisa da associação brasileira de marketing rural e agronegócio realizada em 2017 apontou que uma em cada três propriedades rurais do país tem mulheres ocupando funções de comando. São filhas e esposas de agricultores ou viúvas que resolveram encarar os desafios de trabalhar na atividade agrícola.
 
Um desses exemplos vem de Pitanga (Centro do Paraná). A história da cooperada Maria Helena da Silva Rafaeli é de superação, empenho e dedicação. Viúva há nove anos, ela tem o cooperativismo como filosofia de vida. A parceria com a Coamo começou em 1976, quando o marido Edevi Luiz Rafaeli, se associou. Na época eles moravam em Mamborê (Centro-Oeste do Estado). A mudança para Pitanga ocorreu em 1998.
 
Ela recorda que a Coamo sempre os acompanhou e mostrando o melhor caminho para alcançar boas produções. Contudo, a participação mais importante da cooperativa na vida dela foi logo após a morte do marido, quando a ‘dona’ Maria Helena decidiu tocar a atividade. “O cooperativismo representa a união e a ajuda mutua para o bem de todos. Quando fiquei viúva eu senti isso na pele. Se não fosse a Coamo e os colegas agricultores, não sei o que seria de mim”, comenta.
 
A cooperada trabalha com duas atividades principais: pecuária de corte e agricultura. Diariamente ela vai até a propriedade e acompanha tudo de perto ao lado dos funcionários e da assistência técnica da cooperativa. Todas as decisões são tomadas visando o melhor resultado e o sucesso tanto na criação de gado quanto na produção agrícola.
 
A Coamo vem acompanhando esta mudança no campo realizando encontros, cursos e treinamentos para as mulheres. Anualmente, a cooperativa recebe em Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná) mais de 1,5 mulheres em um dia dedicados a elas. Ainda são realizadas palestras, e constantes eventos nas unidades, envolvendo esposas e filhas de cooperados e cooperadas.
 
Serviço: para ouvir o programa que foi ao ar na manhã de hoje CLIQUE AQUI.
COAMO Agroindustrial Cooperativa

Rua Fioravante João Ferri, 99, Jardim Alvorada, Caixa Postal 460, CEP: 87308-445
Campo Mourão - PR

PABX: (44) 3599-8000
Telefax: (44) 3599-8001
Icone IPv6
© 2016 COAMO Agroindustrial Coooperativa - Todos os direitos reservados.
Logo BLZ