Notícias Coamo


13/01/2020
RETROSPECTIVA 2019
Encontro de inverno na Fazenda Experimental Coamo

Conhecimento é poder. Quem se mantém atualizado e informado sempre sai na frente. No campo da produção agrícola essa premissa é verdadeira e necessária. Há anos, o agronegócio se tornou um empreendimento profissional e competitivo, onde quem não estuda as novidades do segmento fica para trás. Para que seus associados se mantenham sempre à frente, a Coamo realiza diversos eventos técnicos. Um deles é o Encontro de Inverno da Fazenda Experimental, fundamental para quem quer ter lucro o ano inteiro e garantir o equilíbrio do sistema produtivo.
Neste ano foi realizada a 13ª edição do evento, entre os dias 16 e 18 de julho de 2019, para mais de 1.500 associados. Foram sete estações de pesquisa, que apresentaram os temas com mais relevância para o associado. Os assuntos foram repassados por técnicos da Coamo e pesquisadores dos principais institutos de pesquisa do país.
Segundo o chefe da Fazenda Experimental da Coamo, Lucas Simas, essa é uma oportunidade para o associado que deseja sair na frente no campo da produção. “Temos diversas pesquisas desenvolvidas com resultados excelentes. Esse evento é para apresentar os melhores ensaios e preparar os cooperados para produzir mais, gerando renda e qualidade de vida no campo”, afirma Simas.
O gerente de Assistência Técnica da Coamo, Marcelo Sumiya, revela que neste ano a realização do Encontro de Inverno trouxe um desafio diferente devido à instabilidade climática. “É um desafio realizar um evento desse porte. Enfrentamos um ano com dificuldades devido a ocorrência de pragas, mas que foram bem manejadas pela equipe da fazenda. Tivemos uma geada e construímos uma forma para que o cooperado pudesse observar os resultados, ou seja, foi um cuidado especial para o associado observar aquilo que pode ser feito na sua propriedade.”
 
Sumiya acrescenta que o fato de o associado ter todo o corpo técnico da Coamo no Encontro de Inverno, auxilia na aplicação das novas tecnologias. “Nosso foco é o cooperado absorver as informações e se interessar pelo que está sendo apresentado, fato que se confirma a cada ano. Percebemos que quem participa e aprende essas novas tecnologias, consegue resultados significativos”, comenta.
 
O superintendente Técnico da Coamo, Aquiles de Oliveira Dias, acrescenta que o encontro tem o objetivo de mostrar aos associados alternativas para desenvolver a atividade na propriedade. “Temos muitas atividades que podem ser desenvolvidas durante o inverno para complementar a renda. Isso é muito importante, pois o cooperado consegue diluir os seus custos e ainda tem uma renda extra. Neste ano, por exemplo, aprofundamos o tema Integração Lavoura Pecuária, pois nosso experimento completou 20 anos, é o nosso ensaio com maior resultado econômico. Com essa e outras tecnologias o associado pode melhorar sua renda.”
 
De acordo com o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, a participação no Encontro de Inverno é expressiva, pois o associado quer se manter atualizado e sempre sair na frente. “Sempre sugerimos que o cooperado não deixe a terra descoberta no inverno, pois ele só tem a ganhar. É uma lavoura de risco, onde não temos segurança, mas se ele estudar bastante e aplicar esse conhecimento, terá bons resultados e lucrará, e se mesmo assim não der, ele ganha na rotação de culturas. A propriedade rural precisa ser encarada como um sistema único, onde as safras se complementam.”
Para mais informações acesse:
COAMO Agroindustrial Cooperativa

Rua Fioravante João Ferri, 99, Jardim Alvorada, Caixa Postal 460, CEP: 87308-445
Campo Mourão - PR

PABX:

(44) 3599-8000
(44) 3201-8000
Icone IPv6
© 2020 COAMO Agroindustrial Coooperativa - Todos os direitos reservados.
Logo BLZ