Notícias Coamo


11/01/2021
COAMO NA MÍDIA
Exportação de milho da Coamo é destaque no programa Caminhos do Campo

Muito usado na produção de ração, no Paraná, o milho colhido no estado começou a ganhar espaço na pauta de exportações para o Oriente Médio. Irã, Egito e Marrocos estão entre os principais compradores.
Na década de 1990, o mercado interno para venda no milho não passava por um momento favorável para a comercialização. Foi então que os produtores decidiram exportar o produto.

“Em função dos baixos preços e para poder remunerar melhor o produtor, nós conseguimos buscar isso no mercado externo. Fizemos a primeira exportação em 1996 para o Marrocos. Foi um marco no mercado internacional de milho”, relatou o presidente executivo da Coamo, Airton Galinari.

Desde então, a venda deste produto se tornou realidade. No ano passado, entre janeiro e novembro, o Paraná exportou 351 mil toneladas de milho, principalmente em grãos. Entre os países que mais importam, estão Irã, Egito e Marrocos.

Uma característica da exportação do milho que chama a atenção é a exigência pela qualidade do produto, que é mais alto em relação ao milho considerado avariado, ou seja, que foge do padrão de qualidade.

“O teor de avariados para o mercado interno é de até 6%. Para a exportação, o limite é de 5%”, disse Galinari.

A busca pela qualidade começa na lavoura. Igor Schreiner, produtor de Campo Mourão, plantou 44 hectares de milho na safra de verão e vendeu para a cooperativa, que é quem decide se o grão será vendido para o mercado interno ou se vai ser exportado.

“Pra mim, como engenheiro agrônomo e produtor rural, é muito gratificante saber que a produção da nossa área acaba alimentando direta ou indiretamente outras populações. E que o milho paranaense tem um valor não somente no nosso estado, mas um valor mundial”, destacou.
Fonte: RPC/Caminhos do Campo: 
COAMO Agroindustrial Cooperativa

Rua Fioravante João Ferri, 99, Jardim Alvorada, Caixa Postal 460, CEP: 87308-445
Campo Mourão - PR

PABX: (44) 3599-8000
Icone IPv6
© 2016 COAMO Agroindustrial Coooperativa - Todos os direitos reservados.
Logo BLZ