Notícias Coamo


17/08/2021
INVESTIMENTOS
Sistema fotovoltaico traz economia a cooperados

O sistema de energia fotovoltaica traz benefícios aos adeptos dessa fonte renovável de eletricidade, gerada a partir da conversão direta da luz do sol. Para isso, são utilizados equipamentos para a captação e geração de energia: o painel solar, que consiste em um conjunto de placas que captam a luz do sol e convertem ela em energia elétrica, e o inversor fotovoltaico, que adapta a energia gerada pelo painel para o padrão utilizado em tomadas e rede elétrica.
Milhares de pessoas no Brasil utilizam a luz do sol como fonte de energia elétrica. Além de uma fonte de energia limpa, renovável e abundante, quem utiliza esse sistema pode economizar nas faturas.
É o que acontece na propriedade do cooperado Denglar Antônio Rodrigues, de Peabiru (Centro-Oeste do Paraná). Denglar instalou o sistema fotovoltaico na esperança de melhorar os custos. “Eu achei que meu custo de energia estava ficando muito caro. A princípio estava receoso, mas depois vi que era uma alternativa muito boa.” Foram instalados na propriedade 75 painéis, que têm capacidade para produzir 3000 a 4000 kwats hora/mês.
O cooperado utiliza a energia para várias atividades. Na propriedade, além das cinco casas e do barracão, Denglar tem máquinas e outros equipamentos com alto consumo elétrico. A última fatura, antes da instalação das placas, foi de R$2.222,26. O primeiro mês, após o sistema ser ativado, fez com que o valor da fatura caísse mais de 98%, chegando a R$34,94. “Todos os cooperados deveriam investir na energia fotovoltaica. A tendência da energia é ficar cada vez mais cara e essa economia, para mim, fez toda a diferença”, acrescenta o cooperado.
A Credicoamo possui uma linha de financiamento para incentivar o uso dessa fonte renovável, facilitando ainda mais a aquisição da tecnologia aos associados. Toda a estrutura já tem seguros, uma tranquilidade a mais para o cooperado.
O encarregado de Distribuição da Coamo em Peabiru, Tiago Fabiano Alves, enfatiza que a Coamo trabalha com as melhores marcas de equipamentos fotovoltaicos. “O produtor deixa de pagar a fatura de energia e paga a fatura do gerador. A Credicoamo oferece condições facilitadas, para um investimento que vale a pena. Se o cooperado fizer a conta, em cinco anos ele termina de pagar seu gerador e tem uma energia de qualidade, quase de graça, pagando somente a taxa mínima para a empresa distribuidora”, explica Tiago.
COAMO Agroindustrial Cooperativa

Rua Fioravante João Ferri, 99, Jardim Alvorada, Caixa Postal 460, CEP: 87308-445
Campo Mourão - PR

PABX: (44) 3599-8000
(44) 3201-8000
(44) 3016-7380
© 2016 COAMO Agroindustrial Coooperativa - Todos os direitos reservados.
Logo BLZ