Sementes


As sementes Coamo são produzidas com as mais modernas técnicas. Isto é possível porque a cooperativa conhece melhor do que ninguém o clima e os solos das regiões onde atua, além de dispor de um quadro técnico especializado e produtores treinados. A cooperativa dispõe ainda da Fazenda Experimental, onde as novas cultivares são testadas e comprovadas suas características agronômicas antes de irem para os campos de multiplicação.

O gerente de Sementes da Coamo, engenheiro agrônomo Roberto Destro, explica que a produção de sementes de alta qualidade passa pela escolha das cultivares a serem multiplicadas, seguindo com o acompanhamento da implantação e desenvolvimento dos campos. De acordo com ele, na colheita é dedicada especial atenção. “Os engenheiros agrônomos vistoriam os campos para determinar o estágio ideal de maturação visando colher as sementes no momento em que apresentam o potencial máximo de qualidade. Eles também orientam e acompanham a regulagem das colheitadeiras evitando assim danos às sementes”, diz.

A Coamo mantém 13 Unidades de Beneficiamento de Sementes (UBS) distribuídas nos Estados do Paraná e Santa Catarina, sendo credenciadas junto ao Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa). A cooperativa possui também credenciamento como produtora e certificadora da própria produção, onde cada UBS possui um rigoroso sistema de gestão de qualidade, permitindo assim a rastreabilidade das sementes desde a implantação dos campos de multiplicação até a comercialização.

A Coamo possui seu próprio Laboratório de Análise de Sementes, credenciado junto ao Mapa, seguindo as normas da ABNT ISO/ IEC 17:025, onde são realizadas análises para o controle interno de qualidade, subsidiando a tomada de decisão na área da produção, utilizando diversos métodos de análises, como teste de tetrazólio, peroxidase, hipocótilo, transgenia entre outros, bem como os testes para controle de qualidade como pureza, verificação de outras cultivares, germinação e peso de 1.000 sementes, onde são gerados os documentos que habilitam as sementes para a comercialização.

Destro observa ainda que para maior tranquilidade dos cooperados, todos os lotes de sementes aprovados no laboratório, são testados no solo, simulando as condições de campo. E uma vez aprovados também no solo, são liberados para o plantio. Tudo objetivando dar condições para otimizar a safra. “Por isso não resta dúvida: Semente Coamo é a melhor escolha”, finaliza.

A Coamo produz sementes de soja, trigo e aveia preta nos campos dos cooperados em diversas regiões dos Estados do Paraná e Santa Catarina, aptas para a atividade. As sementes são beneficiadas em 13 unidades (UBS"s) da cooperativa, que têm o credenciamento junto ao Ministério da Agricultura para certificação de sementes da produção própria. O diretor-presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, explica que o mercado paga um prêmio aos produtores rurais por cada saca de semente produzida por eles. "É mais uma fonte de renda para os nossos cooperados, que são recompensados por essa multiplicação", avalia Gallassini.

Leia mais...

Assista Vídeo Sementes Coamo..

COAMO Agroindustrial Cooperativa

Rua Fioravante João Ferri, 99, Jardim Alvorada, Caixa Postal 460, CEP: 87308-445
Campo Mourão - PR

PABX:

(44) 3599-8000
(44) 3201-8000
Icone IPv6
© 2019 COAMO Agroindustrial Coooperativa - Todos os direitos reservados.
Logo BLZ